
Numa sequência de apreciação individualizada, das 1390 denúncias, 1290 tornaram-se réus. Dentre eles, apenas 283 serão efetivamente julgados, dentre os milhares de manifestantes que vandalizaram a Praça dos Três Poderes no Brasil no fatídico dia 08 de janeiro. Seis começam a ser julgados a partir de hoje no STF.
Esses foram os escolhidos para enfrentar as acusações mais graves e devem receber penas severas. Talvez o julgamento esclareça por que foram selecionados para servirem como exemplos, expiando o erro de muitos. A maioria dos outros detidos, investigados e indiciados provavelmente receberá penas mais leves e paliativas.
Devemos reconhecer a agilidade dos julgamentos e a enorme dificuldade de individualizar os membros da multidão enfurecida que vandalizou os prédios públicos em 08 de janeiro. É provável que as acusações e penas sejam semelhantes em muitos casos.
Outra questão importante a se considerar é a natureza simplória dos acusados. Mesmo alguns dos poucos mais afortunados parecem ser figurantes de uma comédia pastelão. Alguns esforços estão em andamento para identificar os instigadores e financiadores, e teremos que esperar para ver o que a investigação revelará.
Assim como Lula reclamou que o Tribunal Penal Internacional parece aplicar-se apenas aos países menores e é ignorado pelos países desenvolvidos, nosso STF deve agir com rigor contra os vândalos de 08/01, sem, no entanto, parar por aí; identificar e punir os responsáveis e os mandantes é mais difícil, mas sem alcançá-los, de nada adiantará punir apenas invasores.
Seria como realizar um julgamento de Nuremberg condenando apenas os soldados alemães e poupando os comandantes e líderes da guerra. Guardadas as devidas proporções.
Faça uma doação única, se preferir PIX 49071890600.
Divulgue e apoie o BLOGdoBADU.com
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente