
Depois que perdeu a vaga para a disputa do segundo turno com Collor, vaga perdida para um jovem político chamado Lula da Silva, e perdeu por uma margem muito pequena, Brizola rapidamente reuniu seu eleitorado cabisbaixo e muito chateado, e orientou o voto para Lula. Mas reconhecendo o estado de espírito de sua turma precisou forjar uma imagem que expressasse o sentimento geral, ao mesmo tempo que firmasse o compromisso para a efetiva transferência de votos ao seu escolhido.
Para tamanha tarefa, que nunca é certa, o genial Leonel inventou a imagem de que todos seus eleitores, inclusive ele, deveriam engolir o “Sapo Barbudo”. Conseguindo assim traduzir seu sentimento e ao mesmo tempo a urgência da melhor escolha entre os dois candidatos restantes .
De fato a transferência foi total, infelizmente insuficiente e Collor saiu vitorioso.
Pois bem, depois desta última viagem do Presidente Lula a Europa, reunindo primeiro com o Papa Francisco em Roma, e outros presidentes que estavam por lá, entre eles o Sul Africano e o Cubano, e depois em Paris para uma sequência de discursos impressionantes, em quantidade, qualidade e para públicos inéditos, como para os jovens reunidos na praça da Torre Eiffel em Paris. Discurso que todos devem procurar e ler atentamente, onde Lula assumiu a condução não somente das questões ambientais no mundo, também a defesa do sul global e de seu desenvolvimento .
Mas por aqui, senhores e senhoras, como imprensa, jornais, revistas, televisores abertos e exclusivos, oposição, âncoras, comentaristas, donos e acionistas, e, finalmente, os eleitores adversários perplexos, como, todos se entre olham e perguntam, como lidar com uma liderança do tamanho do Lula?
Não vou me alongar na resposta, temos o exemplo do velho Brizola como guia e direto vamos ao ponto e sugerir, delicadamente : engulam !
Sim, engulam, engulam o Sapo Barbudo, engulam o nome que preferirem.
Mas não só engulam, sugiro uma boa digestão, que certamente propiciará os benefícios necessários.
E, depois, desfrutem meus irmãos e irmãs, aproveitem, aprendam, uma vez devidamente assimilado em toda a sua sabedoria, nos acompanhe porque ainda muito mais veremos.
Garanto satisfação e devolvo o dinheiro em caso contrário.
Uma resposta para “O Sapo Barbudo.”
Engulam! E se deliciem. Saibam apreciar.
CurtirCurtido por 1 pessoa