CPMI e CPIs

Duas comissões de inquéritos estão iniciadas, a CPMI Câmara e Senado sobre o dia 08/01 e a CPI da Câmara do MST.

Sobre ambas ainda pesam desconfianças quanto a sequencia, se permanecem como iniciaram, e não duram muito, ou se valerá a máxima, que ocorre raramente, de que sabemos como CPI começa mas não como termina.

Por dever de minhas novas atribuições auto impingidas, acompanho com má vontade parte das repercussões, assistir ao vivo é insuportável, e em que pese o risco de embarcar em roteiro de terceiros, o que dá pra saber até agora, e penso seguirá assim, é um monte de gente ocupada em disputar espaço para aparecer, o que para políticos é uma obrigação também, mas muito pouco disponíveis para de fato apurar o que quer que seja.

Semana que vem vamos saber quem serão os primeiros depoentes em ambas comissões, a do MST que nem tem um motivo específico para a sua existência promete atirar para tudo quanto é lado, nesse caso pode eventualmente acertar em alguma coisa, o mais provável é que não.

A CPMI do dia 08/01 tem farto material disponível apurado no STF, com centenas de inquéritos abertos, investigações da PF em andamento e progredindo em direção a mandante, e por essa razão não foi a princípio encampada pelo governo, meio que obrigado a entrar nessa briga por insistência da oposição.

Que por sua vez parecia mais querer blefar do que encarar de fato a CPMI.

Tudo águas passadas, a CPMI está instalada e apesar de aparentemente iniciar com rumo e alvo, investigar o que aconteceu dia 08/01, é provável que seja atropelada pelas investigações do judiciário e vá perdendo substância gradativamente.

O que não quer dizer que as máquinas de lacração e likes vão diminuir, nada mais longe disso, nos dias que correm e com tendência de acirramento cada vez maior, um deputado e senador pode usar a tribuna de uma plenário vazio, uma fachada de prédio público, um hospital, uma avenida etc, para fazer seu proselitismo vazio e muitas vezes falso.

Imagina em um plenário cheio de gente furiosa, onde palco melhor que esse?

Ali estão candidaturas a prefeituras, muitas vezes adversários diretos medindo forças antecipadamente, outros e outras que surgem inesperadamente.

Para isso estão servindo cada vez mais essas comissões , e cada vez menos interessam.

Não espero nada dessas comissões, tenho afirmado isso repetidamente, espero da justiça resultados quanto ao dia 08/01, inclusive dos mandantes e financiadores.

Quanto a CPI do MST, a quinta contra o movimento nos últimos 20 anos, aguardo o mesmo resultado das anteriores, nenhum, e esquecimento como ocorreu com as anteriores.


Uma resposta para “CPMI e CPIs”

Deixe um comentário