
Depois do meu último post tratando desse tema sobre a escolha do vice na chapa presidencial com Lula, uma enxurrada de notícias e declarações surgiu e me obriga a voltar a ele.
Começo reafirmando ser Alckmin o nome que vai compor a chapa para a reeleição.
E digo isso fundamentado em alguns aspectos relevantes que provocaram essa discussão e que não estão devidamente esclarecidos.
O primeiro ponto, e o principal: de onde partiu essa ideia de substituir Alckmin?
Talvez do próprio Lula ou do PT. Se foi o Lula, o fez na rotina normal de consultas para estratégias eleitorais, que não poupam ninguém, nem o próprio Lula. E, se foi o PT, é porque estão preocupados com a sucessão em 2030 e, quem sabe, até com a condução do próximo mandato, comandado por um homem forte e saudável, mas de 80 anos.
E, ainda dentro do PT, um personagem cujas ações estão muito estranhas: Fernando Haddad, que anuncia saída do ministério para trabalhar no programa do próximo mandato, diz não querer disputar nenhuma eleição e não confessa sua única ambição: ser presidente. E, sendo vice agora, pavimentaria seu caminho.
Naturalmente, quando esse tipo de especulação começa a circular abertamente, um monte de candidato aparece. E, nesse caso, penso que Lula não coloca um ponto final nessa história porque, de alguma maneira, ela o beneficia, atrai interesses e abre portas para conversas, além de revelar pessoas e estratégias que ficariam camufladas e precisam vir à tona para tentar ganhar o cargo.
Acho normal especular sobre vice, como ocorrem inúmeras especulações sobre candidaturas e, depois, sobre ministros e etc., nesse espiral infinito da política.
Se Lula deixa a coisa seguir, é porque está bom assim.
Mas ele vai confirmar Alckmin, até porque trocar um vice de São Paulo por um de Alagoas ou Pará, convenhamos, não é bom negócio. E o MDB vem dividido, não importa o que decidam em convenções.
Fora o histórico anterior e recente com o vampiro Temer.
💳 Apoie nosso trabalho
Se você acompanha e valoriza o que fazemos, contribua via Pix: 30.454.964/0001-70.
Seu apoio mantém o projeto vivo, fortalece um trabalho independente e nos prepara para ampliar conteúdos.
📩 Inscreva-se com seu e-mail para receber as atualizações do blog e não perder nenhum conteúdo novo.
💬 Curta, compartilhe e junte-se a nós.
Uma resposta para “O vice do Lula 2.”
Preferiria Haddad como vice. Seria uma excelente estratégia para 2030.
CurtirCurtir