
Algumas reflexões sobre a recusa do ministro Haddad em disputar eleições em 2026.
A primeira coisa que me vem à cabeça sobre a decisão é a tentativa do ministro de negociar com as alas refratárias do PT a vaga na chapa presidencial para 2026. Sentindo crescerem outros nomes, como Flávio Dino, por exemplo, Haddad antecipa a disputa interna e usa seu capital político, cobiçado em 2026 em SP, necessário para Lula pessoalmente e para o partido fazer bancada, como uma forma de convencer seus adversários internos de ser ele o melhor nome para a disputa presidencial em 2030 e quer deixar isso resolvido agora, antes de ir para mais um sacrifício eleitoral. Tarcísio segue o favorito à reeleição, e mais uma derrota na conta do ministro tem sido seu argumento para negociar.
Uma segunda hipótese seria que Haddad fala a verdade, não quer mesmo disputar eleições, julga que entregou tudo que pretendia no ministério e agora prefere trabalhar para influenciar o futuro programa do próximo mandato, o que não deixa de ser também uma maneira de seguir na frente das articulações para 2030.
Essa segunda hipótese tem um porém: a data escolhida para sair do ministério, exatamente na época em que todos os demais ministros estão negociando suas candidaturas e espaços eleitorais. Mais: será um dos primeiros a sair, por agora em fevereiro, deixando tempo até abril, quando encerram as datas de definição das candidaturas oficialmente.
Espaço e tempo suficientes para exaurir todo tipo de acordos. Mais, sai antes e chama mais atenção do que todos os demais, atrai todas as atenções e fica difícil imaginar outra intenção além dessa. Para quem nada quer, bastava esperar a poeira das trocas de ministros candidatos e os prazos eleitorais abaixar para depois, aí sim, anunciar sua saída do ministério.
Então, conclui-se que Haddad tem, sim, uma agenda eleitoral definida para 2030 e a está usando como barganha para 2026. E podemos aguardar desdobramentos em ambas as ocasiões, agora e para o futuro, não necessariamente segundo as vontades do ministro.
💳 Apoie nosso trabalho
Se você acompanha e valoriza o que fazemos, contribua via Pix: 30.454.964/0001-70.
Seu apoio mantém o projeto vivo, fortalece um trabalho independente e nos prepara para ampliar conteúdos, análises e alcance no próximo ano, que será de crescimento e consolidação.
📩 Inscreva-se com seu e-mail para receber as atualizações do blog e não perder nenhum conteúdo novo.
💬 Curta, compartilhe e junte-se a nós.