“Eles combinam até o dia de brigar!“

O presidente da Câmara, Hugo Motta, informou que rompeu relações com o líder do PT na Casa em um dia e, no outro, com o líder do PL.

Respectivamente, Lindbergh e Sóstenes.

E começou a correr aquele boato de que iriam aproveitar a briga de Motta com Lindbergh, que foi noticiada há alguns dias, para retomar a discussão da anistia aos presos da tentativa de golpe de Estado.

E parece que, com esse de hoje, em que o rompimento foi amplo, geral e irrestrito, a coisa morre antes de recomeçar.

Ainda bem.

Os motivos dos rompimentos estão nas discussões de líderes anteriores às votações de plenário, em torno da lei de facções. Ela teve várias versões antes da aprovação e agora terá outras mais no Senado.

Mas parece que ficaram feridas abertas nos bastidores que não foram superadas, provocando os rompimentos públicos.

Ou algum outra razão desconhecida.

O curioso nessa história foi um comentário de Motta, sugerindo o interesse dos líderes dos maiores partidos antagônicos nas brigas. Sim, tanto Lindbergh quanto Sóstenes brigam praticamente em todas as votações, atacam as decisões, mas mantêm amizade entre si. Sim, são amigos notórios no Parlamento, amizade que vem de antes, nas caminhadas políticas no Rio de Janeiro.

Motta sugere que eles “combinam até o dia de brigar” para depois irem para a imprensa falada, escrita e televisada. Sugere uma manobra para se manterem em evidência, às custas da popularidade da Câmara e de seu presidente, atacados sistematicamente pela dupla.

Para além do pitoresco, há aí um fundo importante na convivência entre esses dois personagens: são operadores da polarização, que não a conduzem, mas são conduzidos por ela.

Ou seja, a realidade impõe o comportamento de todos. Sobrevivem — e ano que vem tem eleição — enquanto conseguem surfar nas ondas da opinião pública, da vontade popular e das reações dos eleitores. Para depois, como artistas de uma grande peça teatral, seguirem o roteiro previamente escrito.

Não é impressionante?

Ou apenas a realidade.

💬 Curta, compartilhe e junte-se a nós.
💳 Apoie nosso trabalho: Pix 30454964/0001-70


Deixe um comentário