
Dois fatos eu guardo da época da eleição em 2024 que elegeu milei presidente.
Primeiro uma senhora subindo no ônibus e lhe perguntam se sabe que milei iria acabar com os subsídios das passagens ( de fato, aumentaram 10x) e ela confirmou que sabia e mesma assim votaria nele.
Um segundo fato de um rapaz que ganhava, digamos, 1500 pesos ( na verdade muito mais por conta da inflação ) e com q vitória de milei, segundo sonhava, seus 1500 pesos seriam convertidos em 1500 dólares. Hoje esses 1500 pesos valem 1 dólar e mesmo assim com câmbio oficial, totalmente defasado . Deveriam estar em 2000 pesos por dólar, o que deve acontecer tão logo passar a eleição de outubro .
Os EUA tentam segurar a onda, para evitar o naufrágio na eleição, a essa altura absolutamente certo. E não estão conseguindo, basta pingar dólar e a população vai lá e compra, porque sabe que passadas a eleição estão garantidos com a desvalorização inevitável.
De sexta : Hoje, o Banco Central argentino elevou o dólar oficial de 1.430 para 1.475 pesos, mesmo após a intervenção norte-americana. As taxas de juros de curto prazo dispararam para 157%, numa tentativa de conter a fuga de capitais, o que, paradoxalmente, drena ainda mais pesos do sistema financeiro. ( UOl)