polymarket.com (Polymarket | The World’s Largest Prediction Market)
Não estava difícil de prever, na verdade estamos tratando do assunto há mais de um ano, e agora, depois de muita relutância, a ficha da probabilidade crescente da reeleição vai se consolidando.
Outra verdade é que nunca surgiu adversário. Mesmo o chefe dos golpistas, com a caneta da Presidência e das verbas nas mãos — agora inelegível e a caminho da prisão —, perdeu. Nunca foi um adversário para ganhar, no máximo para manter as bancadas e fazer a disputa mais apertada.
Isso acabou. E, como afirmei em post anterior, estão em busca de um nome para ser lançado com vistas a 2030, e não é mais Tarcísio o preferido.
Querem virar a página do bolsonarismo.
Sabemos que, a essa altura do campeonato, quando pesquisas são super-relativas — números recentes mostram que 57% da população não se interessa ainda por eleição agora e 14% só vai fazê-lo na véspera —, o que teoricamente deixaria qualquer previsão sem sentido e todas as possibilidades abertas.
O que não é assim que funciona.
Primeiro, porque a inércia favorece quem já está no poder. Segundo, porque tendência é uma coisa séria em eleições: líder com números bons em pesquisas prévias e antecipadas não costumam virar — se nada extraordinário acontecer — e, sobretudo, em presidenciais, onde os 2 nomes mais carimbados disponíveis disputam.
Os demais fazem figuração, seguram bancadas e fazem planos futuros.
E dessa vez, tem tudo para se repetir, com Lula disparando na frente e, como eu tenho afirmado, chances de vencer pela primeira vez no primeiro turno.
Resta à oposição tentar lançar alguém para superar o bolsonarismo no médio prazo, e essa me parece a opção de momento para eles. E nem estão chamando de terceira via, talvez por ser expressão carimbada de derrota, mas retornam ao “outsider” um suposto alguém de fora da política para tudo resolver.
Vivem mudando, sim, mas por agora vão por aí.
Por fim o problema do “ já ganhou”, “salto alto”, coisas do gênero que nunca é bom abraçar. O fato é que estamos mais para “ já perdemos”, e a constatação vem do lado de lá.
📊 Mantemos nosso compromisso com conteúdo independente.
💬 Curta e compartilhe.
💳 Apoie pelo Pix: 30454964/0001-70