Passagem para o futuro.

Aprovado por aclamação o projeto de lei que isenta quem ganha até 5 mil reais por mês do pagamento de imposto de renda.

Os 3 destaques acolhidos pelo relator Lira foram mais para deixar uma marca própria, e os demais 93 destaques, de tudo quanto havia, foram devidamente ignorados.

O fato de todos os deputados concordarem com a aprovação diz muito sobre o momento em que vivemos. Não valia o risco de desagradar, como tantas vezes fazem questão, numa matéria tão poderosa e ainda mais sabendo que iam perder de lavada.

Até os empedernidos deputados do Partido Novo (o que há de mais velho no Brasil) se viram obrigados a acompanhar a avalanche, sob o risco de ficarem expostos a um ano das eleições.

Sem dúvida, a pressão da aprovação da matéria no Senado, por iniciativa de Renan Calheiros, rival alagoano de Lira, mexeu com o tabuleiro ao ameaçar tirar da Câmara o mérito da aprovação.

A ida seguinte ao Senado é protocolar e rapidamente o assunto estará resolvido.

Sabedores de que nem atualizar a tabela do IR tipos como FHC, Temer, Collor e o inominável nunca conseguiram fazer, o tamanho da conquista está por ser conhecido, mas é extraordinário, por significar, na prática, a conquista de um décimo quarto salário.

Também a cobrança de Imposto de Renda sobre dividendos e lucros, nunca realizada, mesmo com alíquotas modestas de 10%, é outro marco de justiça tributária que somente um governo do povo e para o povo — o verdadeiro sentido da democracia — é capaz de fazer.

Não foi pouco o que aconteceu ontem.

E a estratégia de chamar Arthur Lira para relatar e deixar para votar na data mais próxima das eleições que a legislação permitia — porque imposto precisa ser votado em um ano para passar a valer somente no próximo — deixa o rastro de mestres da política.

O caminho de 2026, que já parecia pavimentado, toma a partir de agora ares de formalidade. Quem sabe Lula consegue se despedir de seu último mandato com uma vitória no primeiro turno?

📊 Mantemos nosso compromisso com conteúdo independente.
💬 Curta e compartilhe.
💳 Apoie pelo Pix: 30454964/0001-70


Deixe um comentário