
Interrompendo sua sequência de absurdos — pessoais, climáticos, estatísticos, etc. — durante sua fala na reunião geral da ONU, no plenário lotado, Trump falou de seu rápido encontro com Lula nos bastidores, momentos antes, e informou sobre a reunião entre eles que deve ocorrer na próxima semana.
Considerando a fala de Lula antes de Trump — de teor, digamos, rigoroso e exigente sobre vários aspectos da maior importância, todos contrários aos dizeres dos EUA — o encontro, narrado como amistoso entre os líderes, foi totalmente inesperado.
Na chegada de Lula a Nova Iorque, as sanções contra o ministro Moraes foram estendidas para a esposa, no que parecia ser uma provocação dos EUA com a presença do brasileiro.
Em uma sequência da fala de Trump, a porta-voz do Departamento de Estado confirmou o encontro pessoal amistoso, a relevância do reconhecimento mútuo da urgência de conversas e o otimismo que tanto brasileiros quanto norte-americanos não escondem com aceno recíproco.
Nem precisa dizer que, tendo em vista a expectativa de mais sanções, o mercado no Brasil, que já vinha subindo, explodiu, batendo todos os recordes, e o dólar, que já vinha em queda, despencou.
A cotação do café caiu 4% imediatamente, com apostas no fim das sanções.
É evidente que tudo pode acontecer, mas sem dúvida nenhuma o melhor para todos é sempre diálogo, respeito e acordos que permitam estabilidade e previsibilidade.
Cada um faça sua aposta sobre os assuntos a serem negociados. Segundo o ministro Haddad, o ideal seria retomar antigos tratados negociados e interrompidos, exatamente sobre minerais raros e biocombustíveis. Provável que as big techs tentem entrar nesse possível diálogo e, para o Brasil, nada de exceções ou novas listas: interessa o fim das tarifas e nenhum papo sobre ações na Justiça.
Com Trump é difícil, mas alguma coisa aconteceu.
Que se confirme a oportunidade e viremos essa estranha página. Até lá, muita cautela e caldo de galinha, porque não fazem nenhum mal e costumam ajudar.
Ao menos, pode anular a estratégia do bolsonarismo de manter acesso exclusivo à Casa Branca.
📊 Mantemos nosso compromisso com conteúdo independente.
💬 Curta e compartilhe.
💳 Apoie pelo Pix: 30454964/0001-70