Os EUA anunciam que estudam novas medidas econômicas e restrições durante o julgamento do núcleo golpista principal — que inclui o ex-presidente Bolsonaro — em tempo real.
Ou seja, vão analisando as decisões do STF enquanto elas ocorrem e respondem com medidas no mesmo instante.
Não deixa de ser uma novidade e mantém todos em dupla expectativa: o que ocorre dentro e fora do julgamento.
Bom lembrar que estamos sob investigação da Seção 301, onde os EUA pesquisam com lupa medidas de proteção comercial de países e, em represália, devolvem com as próprias. Nosso governo anunciou que faria coisa semelhante na última sexta-feira e encomendou estudos do Comex sobre como responder às atuais tarifas e também às futuras. A lei de reciprocidade foi aprovada para isso e até agora está no aguardo.
Tudo indica que teremos escalada de tarifas, no mínimo mais sanções contra ministros envolvidos diretamente no julgamento dos golpistas.
Não temos ainda dados concretos dos efeitos das tarifas aqui no Brasil, por serem recentes. Nos EUA, estamos vendo a inflação de alimentos escalar, gente reclamando e a tendência por lá é piorar. Muito estoque foi acumulado antes da vigência das tarifas e está chegando ao fim nas próximas semanas; a reposição será cara e difícil.
Nada de bom esperamos vindo de lá: 200 anos de comércio sendo jogados no lixo. A nossa melhor resposta não vem de reciprocidades, mas de medidas conjuntas dos BRICS que Lula costura — e aí sim a presepada lunática do “laranja” (que dizem estar doente) vai sair cara para eles.
É o que espero.
OBS.: O alcance do nosso Blog tem se mantido constante, mas as contribuições andam menores. Se você valoriza nosso trabalho, não deixe de contribuir.
💬 Comente e curta os posts.
📢 Divulgue, se lhe convém.
💳 Apoie, se puder: PIX 30454964/0001-70