As previsões se confirmam na Argentina: Milei encurralado e Caputo na corda bamba.

Todas as piores previsões sobre o governo Milei vão, pouco a pouco, se confirmando. Além das investigações por grave corrupção envolvendo sua irmã – o que, em última instância, significa o próprio presidente –, agora o barulho vem dos rumores de que o ministro da Economia, Toto Caputo, pode pedir demissão.

Se isso acontecer, seria a deixa perfeita para Milei tentar dar um cavalo de pau na economia e, quem sabe, ganhar algum fôlego para sobreviver. Não seria novidade: quando tudo o resto se perde, essa tem sido a saída clássica para “salvar os dedos”.

Por enquanto, tudo não passa de rumor. Caputo segue se equilibrando e segurando o câmbio. Segundo dizem, ele não pode permitir que o dólar do tipo Blue (na Argentina existem ao menos sete tipos diferentes de câmbio) ultrapasse os 1.400 pesos. O problema é que, assim como nos Estados Unidos, a Argentina tem eleições legislativas de meio de mandato. Deixar o câmbio explodir, somado à inflação que já dá sinais de retorno, seria decretar o fim da maioria legislativa e, com ela, das manobras tresloucadas do atual presidente argentino.

O desenho geral não é novo: todos os “projetos” desse governo – como em tantas administrações de direita mundo afora – resumem-se a pilhar o máximo possível e depois cair fora. A lógica é simples: destroem o que existe (sim, há muita coisa que não anda bem), mas não colocam nada no lugar, agravando a crise.

Depois, inevitavelmente, alguém precisa voltar para consertar. É o que vemos no Brasil, neste exato momento, com Lula reconstruindo depois do desastre.

Na Argentina, não faltam boas opções eleitorais. E o que começa a ficar evidente é que o eleitorado de lá está, finalmente, se dando conta e as pesquisam mostram a queda da popularidade do governo e a possibilidade real de perder a maioria que tanto temem.

OBS.: Nosso Blog segue alcançando muita gente, mas as contribuições têm caído. Se o nosso conteúdo faz diferença para você, considere contribuir.
💬 Comente e curta os posts.
📢 Divulgue, se lhe convém.
💳 Apoie, se puder: PIX 30454964/0001-70


Deixe um comentário