Almoços e jantares.

O presidente Lula vem promovendo almoços com ministros de sua base nesse início de semestre, decisivo para a formação de interesses visando à eleição de 2026. Aos poucos, todos os partidos que andam negando votos na Câmara e no Senado (se bem que em projetos, digamos, laterais) foram convocados a responder pela disposição de permanecer nos ministérios ou ceder o lugar para alguém mais fiel. O que temos visto até aqui é a confirmação, sem exceção, da disposição de permanecer nos postos.

Uma segunda rodada de almoços incluiu o presidente da Câmara, essa semana, e depois da tentativa de bloqueio do plenário pela oposição desesperada. O resultado estamos vendo ontem, hoje e veremos na semana que vem: os projetos de interesse do governo andam a toque de caixa, enquanto anistia e fim do foro, alvos do bolsonarismo moribundo, não saem das intenções.

E quem promoveu jantar ontem à noite foi o líder do União Brasil, Rueda, recebendo vários governadores de oposição e demais líderes da direita e do Centrão. O que se vê são juras de amor insinceras; todos reafirmam intenção de união no segundo turno, “se Deus quiser”, mas ninguém entrega ministério — nem o União Brasil, do Rueda.

A situação de todos ali é delicada: dependem do aval de Bolsonaro para lançar Tarcísio — para perder — e nem isso devem obter, nem o aval, nem Tarcísio, que vai de São Paulo à reeleição para não ficar na chuva nos próximos quatro anos pós-2026. E tem uma questão aí que Tarcísio parece começar a entender: a necessidade do Centrão e dos partidos de direita nem é derrotar Lula, mas fazer bancadas e garantir o espaço dessa turma. E, para isso, até um Flávio da vida resolve para o sacrifício: perder a eleição para Lula e, talvez, liderar a oposição. Esse “liderar”, no entanto, tenho minhas dúvidas, porque o Centrão é como a hidra e tem muitas cabeças. Mas pode sim liderar o bolsonarismo, que, mesmo mais uma vez derrotado, sobrevive mais um tempo por aí. O Centrão, esse, sim, é eterno.

OBS.:
💬 Comente e curta os posts.
📢 Divulgue, se lhe convém.
💳 Apoie, se puder: PIX 30454964/0001-70


Deixe um comentário