‘”O STF interrogou ontem os integrantes do núcleo 3 da trama golpista. O grupo é formado por militares da ativa e da reserva do Exército, os “kids pretos”, além de um agente da Polícia Federal. Segundo a PF, o grupo elaborou plano que previa o assassinato do presidente Lula da Silva.
Em interrogatório no Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do processo da trama golpista, o coronel do Exército Bernardo Romão Correa Netto afirmou que uma reunião entre os militares do Batalhão de Forças Especiais, conhecidos como “kids pretos”, em 22 de novembro de 2022, foi apenas um “encontro de amigos”.
Com os trabalhos de ontem, o STF concluiu a etapa de ouvir os acusados e aguarda a decisão da PGR quanto ao enquadramento nos respectivos crimes cometidos e às penas correspondentes.
O núcleo 4 havia sido ouvido anteriormente, invertendo a ordem numérica, e todos os acusados do crime de tentativa de golpe de Estado, entre outros graves delitos, estão com seus dias de liberdade contados.
É bom deixarmos registrado esse momento, que se aparenta normalidade para alguns — saibam que de normal não tem nada. Um império se levanta contra essa investigação, e se antes os ares históricos estavam restritos a eventos nacionais, agora incluem os internacionais, situando as futuras decisões em ordem de grandeza inédita, por conta dos interesses envolvidos.
Claro que o interesse dos EUA e suas ameaças pouco têm a ver com o destino dessa trupe. E vale ressaltar o nível baixíssimo dos personagens: a citação de uma das defesas de um coronel, que inclui no início do texto — e que não foi exceção, mas a regra das defesas de todos eles — mostra o fundo do poço onde estão situados os nossos defensores da pátria profissionais, impondo como tarefa futura e inadiável uma discussão sobre o que essa gente anda aprendendo e ensinando nas escolas militares.
O núcleo número um, que inclui o ex-presidente e seus generais mais próximos, tem previsão de conclusão do julgamento para setembro, no mais tardar em outubro.
OBS.: Não deixe de comentar e curtir os posts, se for o caso.
Não esqueça de divulgar, se lhe convém.
E apoiar, se puder: PIX 30454964/0001-70