Década imbatível.

Tenho ouvido muitas críticas quanto à condução da economia, que estão particularmente acirradas depois dos cortes nas despesas anunciados ontem pelo ministro Haddad no sentido do cumprimento da meta fiscal.

Primeiro, a observação do Haddad: estamos no terceiro ano do novo arcabouço fiscal, e dúvidas quanto ao compromisso assumido com a nova âncora já deveriam estar sanadas. Não se trata de concordar, mas de constatar o compromisso com as metas ali previstas e cumpridas com rigor até o momento.

Segundo, que ontem não foi anunciado nenhum corte, mas acerto de contas de uma posição para outra, tendo em vista o crescimento das despesas com previdência e BPC. Retira-se dinheiro de um lugar e leva-se para cobrir essas despesas maiores, sem, no entanto, diminuir o total de gasto previsto no arcabouço, de aumento de 2,5% sobre o gasto de 2024 mais o reajuste da inflação. Então, ninguém cortou despesa nem deixou de injetar dinheiro para economizar, senão realocou nas mesmas bases anteriores.

Terceiro, que o momento da nossa economia é bom. Mesmo com os juros elevados, continuamos crescendo e a inflação estabilizou, ainda em patamares de 5%, e exige esforço para assim permanecer. Sobretudo no câmbio, onde as atenções estão voltadas tanto no lado externo quanto interno, sendo a inflação do câmbio, junto a certos setores ainda indexados, os causadores da inflação. Sendo bom o momento, não é hora de descumprir metas fiscais duramente negociadas e tentar manter o câmbio em queda, como assistimos.

E ainda, aumento no IOF, que prevê arrecadar R$ 60 bilhões em dois anos e sofreu rapidamente uma mudança ainda ontem porque abriu flanco para taxar investimentos em dólares no exterior, e isso iria, sim, atrapalhar a queda. Foi percebido e rapidamente cancelada a cobrança, ficando para uma outra oportunidade.

Quanto a tudo o mais, onde estão os números negativos que preocupam? Se alguém tem algum número preocupante sobre a nossa economia, eu gostaria de saber, porque estamos rapidamente recuperando os números de uma década perdida em incompetências e administrações que preferem privilegiar privilegiados e concentrar riqueza — no que fracassam sempre e mesmo assim têm apoio das camadas favorecidas e conseguem sempre retornar com essas iniciativas.

Mas vamos remando: eles contra, e nós a favor.

OBS.: Entramos no mês de renovar o domínio e o aluguel do espaço no WordPress, tornando seu apoio mais necessário.

Não deixe de comentar e curtir os posts, se for o caso.

Não esqueça de divulgar, se lhe convém.

E apoiar, se puder: PIX 30454964/0001-70


Deixe um comentário