
De fato, o boom continuado de commodities e a expansão da oferta de educação de mais qualidade no Brasil explicam a diminuição da pobreza, como constatado no estudo que comentei em post anterior. (https://blogdobaducom.wordpress.com/wp-admin/post.php?post=8743&action=edit)
O ponto a destacar aqui é que, diferente de um estudo estatístico, o jornalismo deveria ir além dos números e explicar as causas do progresso constatado, o que nos levaria aos programas de governos e comparações que essa gente morre e publica lixo sem constrangimento, mas não reconhece o autor das ideias que moldam um país melhor.
E nem a desculpa das commodities é nova. Todo o sucesso dos governos Lula anteriores foi atribuído a ela, que, parece, apesar de não constatarem nas análises, só funciona quando Lula governa.
Além desse tipo de jornalismo, somos todos os dias bombardeados com um do tipo declaratório, que passa o dia repercutindo as maiores barbaridades e mentiras deslavadas de figuras grotescas, sem nenhuma checagem ou crítica. Importa espalhar para manter certa gente em evidência e, na sequência incansável, atingir o atual governo.
Verdade que nada disso é novo, mas tem piorado, até porque conseguiram, na sequência de ataques, ressuscitar o monstro fascista que agora sustentam com visibilidade constante.
Parece, repito, parece, que atingimos um certo limite nas manobras. Aparentemente, se repetem e, assim, sem novidades, vão provocando cansaço e desânimo nas hostes furiosas. O fato de não conseguirem firmar uma candidatura majoritária para presidente desarticula o jogo principal, e apostar em fragmentação para evitar vitória no primeiro turno tem sido a mais viável estratégia para eles. Depois dizem — e sem acreditar — num acordo da direita para vencer no segundo turno.
Deixo minha impressão: mesmo longe do pleito de 2026, eu vejo favoritismo na candidatura Lula, até para margem de vitória no primeiro turno apertada, ou seguramente no segundo turno com margem superior à de 2022.
Anda em moda dizer que economia não ganha mais eleição, o que, a meu ver, é outra mentira para tentar desviar o olhar dos sucessos do atual governo nessa questão fundamental e decisiva.
Ou seja, o PIG continua o mesmo, e quem quiser se informar que o faça nos canais progressistas disponíveis, sobretudo no Brasil247.
OBS.. Entramos no mês de renovar domínio e aluguel do espaço no WordPress, tornando seu apoio mais necessário.
Não deixe de comentar e curtir os posts, se for o caso.
Não esqueça de divulgar, se lhe convém.
E apoiar, se puder: PIX 30454964/0001-70