
Principais destaques do PIB em 2024:
- Serviços: 3,7%
- Indústria: 3,3%
- Agropecuária: -3,2%
- Consumo das famílias: 4,8%
- Consumo do governo: 1,9%
- Investimentos: 7,3%
- Exportações: 2,9%
- Importação: 14,7%
O que impulsionou o PIB de 2024
Pela ótica da produção brasileira, os maiores estímulos para o crescimento da atividade econômica vieram dos serviços e da indústria.
Dentro dos dois setores, três atividades se destacaram: o comércio (com alta de 3,8%), a indústria de transformação (também de 3,8%) e as outras atividades de serviço (5,3%). Juntas, essas três atividades econômicas foram responsáveis por cerca de metade do crescimento do PIB em 2024, segundo Rebeca Palis.
Houve desaceleração no último trimestre de 2004, que indica início de 2025 modesto em crescimento. Haddad anda falando em priorizar o combate à inflação e menor PIB, mas temos um segundo semestre inteiro por cumprir; de fato o primeiro semestre deve ser mais parado. A fala do ministro também deve ser entendida pelo momento, quando o BC ainda tem mais uma tarefa árdua por cumprir e aumentar a Selic, talvez pela última vez, dependendo da confusão de Trump não criar entraves internacionais graves no câmbio.
Nosso roteiro esta traçado, inflação foi o que derrotou Biden nos EUA, apesar de indicadores de emprego e PIB positivos, e deve nos servir de exemplo.