Sobre pesquisas eleitorais.

Se de fato não adianta reclamar de resultados ruins e da queda na aprovação do governo Lula, também é verdade que ele ficou ausente da arena pública por semanas devido à sua queda. Nesse período, a oposição conseguiu emplacar a fake news do Pix – algo que talvez nem tivesse ganhado força se Lula estivesse disponível para responder.

Sim, o preço dos alimentos está alto. A subida do dólar agravou o problema – que começa a ser minimizado – e tivemos dificuldades por motivos distintos com azeite, suco de laranja, café e derivados do leite. Alguns sem razão convincente, outros por seca, outros por mudanças climáticas, e todos por especulação da turma barra-pesada do comércio.

Agora, uma nova explicação para a queda da aprovação do governo surgiu por parte de Marcos Coimbra. Ele percebe uma insatisfação maior vinda da esquerda politizada, muito mais do que das camadas populares da base, que – segundo ele – nem costumam dar entrevistas nessa época, distante das eleições, e não se interessam tanto pelo debate político em seus detalhes.

De qualquer forma, a expectativa é de recuperação dos índices de aprovação nas próximas semanas. Até onde isso irá, só saberemos com o tempo.

E vale lembrar: o cálculo eleitoral é diferente dos níveis de aprovação. Com pouco mais de 30%, elege-se um presidente em praticamente todos os países do mundo – incluindo o nosso.

OBS.: Não deixe de comentar e curtir os posts, se for o caso.

Não esqueça de divulgar, se lhe convém.

E apoiar, se puder: PIX 30454964/0001-70


Deixe um comentário