
Rodrigo Luiz Veloso do Psol, no X .
As “estatais que dão prejuízo”, de acordo com Folha de São Paulo e Globo são obviamente empresas cuja função não é prioritariamente gerar lucro.
1. Emgepron, a mais deficitária, está construindo navios de guerra para Marinha. +
2-Correios é a segunda mais deficitária, mas tem prejuízos concentrados na atuação em regiões remotas do país, tanto com correspondências, como está menos comum, quanto com entregas.
Diminuir esse prejuízo implicaria na prática em isolar algumas regiões do país.
3-Emgea, a terceira mais deficitária, atua principalmente junto à Caixa em programas habitacionais. Além disso, compra e gere ativos para União de acordo com o interesse de projetos dos demais Ministérios.
4. Infraero, que até seria dispensável citar, é essencial para segurança aérea e a conexão das cidades do país e da cadeia logística de suprimentos. É a empresa que garante rotas inclusive para onde não há interesse da aviação comercial.
5-Dataprev faz o armazenamento e gestão de documentos e arquivos públicos, e teve gastos recentemente mais concentrados em processos de digitação e facilitação eletrônica do acesso de usuários a mais serviços públicos pela internet.