Caiu na área é pênalti.

Me ocorreu uma metáfora futebolística para tentar situar como percebo a atual conjuntura internacional após a vitória de Trump.

No que diz respeito aos EUA, ninguém tem dúvidas de que as coisas vão se complicar. O secretariado a ser nomeado (e há uma resistência no Senado, de maioria republicana, no caminho) parece um filme de terror. As instituições serão esgarçadas e desafiadas ao limite. O resultado final, historicamente, costuma ser desastroso, mas teremos tempo de sobra para verificar isso.

É importante perceber o quanto o cenário está se transformando rapidamente. Fica, contudo, a dúvida: será que está mudando para permanecer igual, ou algo a mais será definitivamente acrescentado ou suprimido?

A ver.

O que nos interessa é o Brasil. No momento, estamos liderando o G20 com um discurso inclusivo, levantando bandeiras como a taxação de bilionários no mundo (sim, somos incapazes de taxá-los internamente) e inserindo questões como fome e movimentos sociais na pauta de maneira definitiva. Se há algum país com capacidade de persistir nessa luta, é o Brasil de Lula. Francamente, são poucas — senão inexistentes — as vozes no cenário global tão contundentes quanto a sua.

Quanto à efetividade do encontro do G20, acredito que será limitada. No entanto, o fato de o Brasil articular os temas de pobreza, renda, guerras e preservação ambiental em um único pacote torna essa posição difícil de ser ignorada. Além disso, politicamente, torna-se inviável para a oposição desconstruir esse discurso.

Sim, temos a Argentina de Milei e o futuro governo dos EUA, ambos caminhando na contramão desse esforço, fortalecidos por uma onda egoísta que domina o cenário mundial. O medo provoca o fechamento, e, sem dúvida, provocar medo é a principal tarefa desse grupo.

O G20 vai começar, e o desafio será descobrir para que lado a retórica irá pender. Diferente da realidade, a retórica prepara o futuro: às vezes consegue impor mudanças; outras vezes, não. Mas, sem que a ideia seja lançada, não se chega a lugar algum.

Navegar é preciso.

OBS.: Não deixe de comentar e curtir os posts, se for o caso.

Não esqueça de divulgar, se lhe convém.

E apoiar, se puder: PIX 30454964/0001-70


Deixe um comentário