Escala 6 x 1 e a pauta da esquerda .

Esse regime de trabalho é comum, sobretudo, no comércio e no varejo. Somente nesse segmento, são mais de 19 milhões de trabalhadores empregados em lojas, supermercados e shoppings que permanecem abertos praticamente todos os dias.

O trabalho sem dia de descanso é uma das consequências do enfraquecimento dos sindicatos e da reforma trabalhista, realizada em contramão ao que ocorre no restante do mundo, promovida pelo golpe e aprofundada no governo bolsonarista.

Alckmin — quem diria — se mostrou a favor da tendência mundial de reduzir a carga de trabalho, seja para um regime de quatro dias com três de descanso (4×3), ou ainda no tradicional 5×2, mas certamente não no 6×1. E ele tem toda a razão.

Nosso país apresenta índices de desemprego relativamente baixos, pouco mais de 6%, mas o número de subempregos e de pessoas subutilizadas ultrapassa 50 milhões. Ou seja, reformas que reduzam o tempo de trabalho não irão pressionar o mercado, mas sim corrigir a distorção nos índices de desemprego. Com essa reforma, mais pessoas poderiam trabalhar um pouco mais, atendendo à necessidade e disponibilidade de muitos.

Não acredito que essa reforma passe agora, mas vamos acompanhar. É uma pauta valiosa para o médio prazo e pode, de forma indireta, valorizar a luta sindical com uma causa tão relevante e atual.

Com o avanço tecnológico e a crescente precarização do trabalhador, cuidar do emprego será a pauta principal na sequência da reconstrução nacional, uma vez equilibrado o orçamento e com a queda dos juros. O pequeno e médio empregador que utiliza o regime 6×1 precisará de ajuda para redimensionar seu negócio. Enquanto nos preparamos para essa mudança necessária, esses empregadores devem aproveitar para crescer junto com a economia nacional, que, com um PIB anual de 3% ao ano, acumula e realoca investimentos do povo.

É um roteiro poderoso que se delineia, devendo ser seguido e conquistado pela esquerda, pelos sindicatos e sobretudo os trabalhadores.

A proposta parece tirar a esquerda da defensiva.

OBS.: Não deixe de comentar e curtir os posts, se for o caso.

Não esqueça de divulgar, se lhe convém.

E apoiar, se puder: PIX 30454964/0001-70


Deixe um comentário