
“Neste encontro, que será o primeiro com a participação dos novos membros, os chefes de Estado devem debater pautas como a entrada de “países parceiros”, a crise no Oriente Médio e a cooperação política e financeira entre as nações do bloco, conforme informações do Itamaraty. A presidência do Brasil, que deveria ocorrer em 2024, foi adiada em um ano devido ao comando do país no G20, também realizado neste ano. Em 2024, a presidência ficou a cargo da Rússia, e o Brasil retomará o comando em 2025.” ( Fonte : Brasil247)
Naquele que seria o maior encontro do Sul Global das últimas décadas, segundo alguns, o nosso presidente terá que participar por videoconferência, porque sofreu um acidente doméstico que o impediu de comparecer fisicamente.
Outros temas importantes, já anunciados, também são aguardados com expectativa. Um deles trata do novo sistema mundial de pagamentos em substituição ao SWIFT dos EUA entre os membros do BRICS, com a consequente liquidação em moedas nacionais, eliminando a mediação do dólar. Além disso, discute-se o ingresso da Venezuela como membro parceiro.
Dilma participará como presidente do banco do grupo, que, sob sua gestão, recebeu cuidados especiais. A atualização dos programas e investimentos realizados revela, com destacada importância, o estágio de crescente integração.
O BRICS não é uma OTAN, não é um bloco econômico autônomo, nem uma ONU paralela, mas sim a voz do Sul Global, que cresce e caminha para conquistar protagonismo no mundo real, ainda em busca de um espaço proporcional nas decisões mundiais.
O Brasil, sob o governo de Lula, faz sua parte no processo de integração. As recentes dificuldades com Venezuela e Argentina impediram o restabelecimento de uma maior integração em nosso continente, mas isso pode ser compensado com o fortalecimento dos BRICS, o que parece ser o caminho a curto prazo.
Lamentamos a ausência de Lula. Ele estaria à vontade no encontro, e certamente sua falta será sentida.
OBS.: Não deixe de comentar e curtir os posts, se for o caso.
Não esqueça de divulgar, se lhe convém.
E apoiar, se puder: PIX 30454964/0001-70