A Quadrilha do Boletim Focus.

Gravíssima é a nova denúncia de que o relatório Focus, do Banco Central (BC), está sendo manipulado pelos agentes do mercado financeiro. Foi o próprio gestor de um desses fundos, Pedro Cerize, da Skopos, quem apontou a fraude. É o mercado que comanda o BC “autônomo”. Trata-se de um crime que precisa ser investigado. — Gleisi Hoffmann (@gleisi.bsky.social), 11 de outubro de 2024, às 14h13.

Ele explica, em detalhes, quem são os envolvidos, onde e por que os agentes selecionados pelo mercado, em conjunto com o Banco Central do Brasil, agem para manipular a taxa de juros e promover uma derrama de dinheiro público para os cofres privados. Essa prática bilionária mantém o Brasil no topo da lista dos países mais desiguais do mundo. Não é pouca coisa, nem coincidência. Sem a cobertura institucional do BC — fiscal das práticas dos agentes financeiros — seria impossível realizar e muito menos sustentar essa operação.

Este é o segundo caso público em que a manipulação do relatório Focus, aquele elaborado por agentes escolhidos do mercado e que serve de referência para as decisões do Banco Central, sobretudo na definição da taxa Selic, é denunciada. Até agora, sem qualquer consequência.

Quem me acompanha sabe que este é meu tema principal dos últimos tempos. As ações do atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, e sua diretoria têm sido escandalosas desde o início. A situação piorou após a eleição do presidente Lula, e desde então, o Banco Central assumiu um projeto de boicote. Como nos revela Pedro Cerize, da Skopos, em sua palestra, trata-se de um roubo escancarado, disfarçado de combate à inflação.

É importante destacar que, sem a colaboração da imprensa, seria impossível mentir tão descaradamente. Esse conluio de interesses criminosos para suprimir o dinheiro dos brasileiros precisa ser promovido com todas as forças, com todas as palavras, e com todos os disfarces. E em tudo isso, Campos Neto e sua “bandidagem” contaram e continuam contando com a cobertura da mídia. Por que a indignação da presidenta do PT não aparece em nenhuma capa de jornal ou revista? Fica contida, escondida entre notícias de infinita irrelevância, quando não em disfarces descarados.

Não existem palavras para o que está acontecendo. Duvido de qualquer investigação, e volto minha atenção para o futuro do Banco Central e sua nova diretoria, que assume em janeiro.

Será que eles serão capazes de devolver ao BC a primazia dos interesses nacionais? Serão capazes de conduzir a política monetária com a firmeza necessária para promover justiça e desenvolvimento?

Tenho minhas dúvidas.

Link do resumo da palestra : https://convexresearch.com.br/blog/economia/banco-central-brasileiro-perdeu-a-credibilidade/

OBS.: Não deixe de comentar e curtir os posts, se for o caso.

Não esqueça de divulgar, se lhe convém.

E apoiar, se puder: PIX 30454964/0001-70


Deixe um comentário