
A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda elevou sua projeção para o crescimento econômico do Brasil em 2024 para 3,2%, ante a estimativa anterior de 2,5%, prevendo também um nível mais alto de inflação nos próximos meses, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira.
Partimos de uma previsão inicial de 1,7% e, a cada revisão, continuamos a subir. Em 2023, por exemplo, começamos com uma estimativa de 0,8% e chegamos a 2,9%, “surpreendendo”.
Perceba que, ao alimentarem expectativas sempre na direção oposta à realidade, os agentes econômicos liberais e fascistas seguem a rotina de boicotar o crescimento econômico. O fato incontestável da queda da inflação em agosto — deflação — não foi suficiente para evitar um provável aumento dos juros na próxima semana. Vale mais a intenção de evitar o sucesso do governo. E, quando esses mesmos liberais assumem o controle, dirigem seus comentários no sentido oposto. Quem se esquece da afirmação de que “Guedes está na direção correta”? Ou da recente defesa de Milei, que, apesar de estar mais sumido ultimamente, já que o fracasso é difícil de esconder, também foi colocado nessa mesma “direção correta”?
Em todo caso, para concluir o programa econômico do governo neste ano, falta aprovar na Câmara a regulamentação da reforma tributária, que ficou para o pós municipais. E, no próximo ano, teremos a parte mais complicada: realizar a reforma tributária sobre a renda, incluindo a promessa de isentar quem ganha até R$ 5 mil.
Alguns rumores sobre uma nova revisão na previdência já começam a circular. Pela primeira vez, fala-se em incluir os militares e as pensões vitalícias das filhas. O envelhecimento da população é, de fato, uma questão delicada, que merece uma avaliação criteriosa e permanente.
Se preferir, Novo PIX: 30.454.964/0001-70
Não deixe de divulgar ou apoiar o BlogdoFranco.blog
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente