O que esses gráficos estão dizendo é que os Bancos Centrais dos maiores países do mundo estão reduzindo suas taxas de juros conjuntamente.
O pós-pandemia atingiu os interesses dos mais ricos de forma equivalente, uma vez que todos precisaram aumentar o gasto público para enfrentar os males da propagação do vírus, necessitando, no período seguinte, refinanciar suas dívidas, aumentando os juros e atraindo divisas. Além disso, tivemos uma desorganização das cadeias produtivas mundiais, que provocou inflação de oferta e o aumento de preço dos produtos básicos, ou seja, uma inflação.
O nosso Banco Central tem sido muito elogiado pelos banqueiros em todo o mundo porque, antes de todos eles, começou a subida dos juros no Brasil. O que esses banqueiros não alcançam, não entendem, é que o nosso Banco Central o fez por motivos totalmente domésticos, completamente diferentes daqueles que expliquei acima e que motivaram o movimento de subida nos países desenvolvidos.
Vou recordar rapidamente, porque tratei do assunto várias vezes.
A política do desgoverno anterior era valorizar o dólar até o máximo possível, barateando nossos produtos, mão de obra, e pretendendo atrair investimento externo para o Brasil, inclusive nas privatizações. Mas nada disso aconteceu, porque ninguém é louco para investir em um lunático como aquele que aqui estava. A política do Guedes fracassou, mesmo contando com o apoio destemido do Banco Central e de Campos Neto, que baixou a taxa de juros sem nenhum motivo além de induzir a valorização do dólar. Ora, por aqui, com o tal tripé da economia pós-Real, a taxa de juros é para manter o câmbio, sobretudo.
Com o fracasso da política de Guedes, sobreveio a inflação e aí Guedes e Campos Neto reverteram a taxa de juros para conter o estrago que estava atrapalhando os planos de reeleição do chefe. Observe como Campos Neto se movimentava alinhado ao governo fascista; consta que reuniu-se 54 vezes com Bolsonaro e apenas uma vez com Lula. Esse movimento de subida de juros aqui no Brasil aconteceu antes dos países desenvolvidos começarem a subir os seus, e foi depois compreendido como uma antevisão do nosso Banco Central e de Campos Neto das necessidades futuras. O que nem de longe é verdade, como tentei explicar.
Ok. Só que agora os Bancos Centrais dos principais países do mundo iniciaram um movimento na direção contrária, porque seguem orientação voltada para seus programas econômicos. O que colocou nosso BC e seu presidente numa sinuca.
Vai continuar segurando os juros no Brasil, os maiores do mundo, sem nenhuma razão técnica para tal?
Vai colocar sua reputação (!!??) em risco, diante dos maiores banqueiros do mundo?
Vai seguir boicotando nossa economia, a partir de agora, diante dos olhos do mundo?
Apoie e divulgue o nosso BLOG
Se preferir, PIX 49071890600
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente