A boca do jacaré

Não é o caso de fazer uma análise pormenorizada da melhora de imagem e aprovação do presidente Lula, na pesquisa Quaest de hoje

Mas tem alguns pontos que merecem destaque.

Para além do crescimento da aprovação entre aqueles que ganham até 2 salários mínimos, também aumento de aprovação entre evangélico e moradores do sudeste, o que me chamou mais a atenção foram dois outros pontos específicos.

O primeiro que a economia vai deixando de ser a maior preocupação dos brasileiros , com a segurança empatando em primeiro lugar. Se por um lado o discurso da segurança pública poderia favorecer a oposição ao atual governo, também é verdade que o próprio governo pode assumir um discurso mais contundente nessa área específica;  o que parece querer fazer a atual ministro da justiça, Lewandowski. E, quanto a percepção de melhoria na economia, aqui o governo não divide com ninguém os méritos.

Muito ao contrário .

Outro aspecto que chamou a atenção nessa pesquisa da quaest, foi como a presença do Lula nas rádios foi notada. 41% dos entrevistados sabem que Lula tem aparecido com frequência nas rádios. E , mais, a grande maioria concorda com aquilo que ele diz, com índices superiores a sua aprovação, sugerindo que até quem não vota no Lula concorda com o que ele anda dizendo nas rádios.

E , finalmente, entre os temas mais conhecidos e aprovados das falas estão exatamente as críticas as altas taxas de juros praticada pelo BC. Nesse aspecto Lula consegue quase unanimidade ao criticar o Banco central, provando que os ataques que recebeu sobre as críticas vieram de onde sempre dissemos:  dos privilegiados, da mídia oligopolizada e dos aproveitadores.

Ah, e teremos consequências positivas dos números nos resultados eleitorais. Como a boca do jacaré abriu, melhores índices podemos esperar nos próximos meses, exatamente durante o pleito municipal.


Deixe um comentário