Com a ausência do presidente da Argentina, que preferiu passear em Camboriú na companhia de pares fascistas desocupados, a reunião do Bloco do Mercosul no Paraguai prosseguiu, onde a Bolívia foi definitivamente integrada ao grupo. Além da Bolívia, o Panamá solicitou ingressar no bloco, que assim vai se espalhando e fortalecendo.
Sob muitos aspectos, a ausência da Argentina é uma lástima, como foi expressado pelo presidente do Uruguai e por Lula. A crise argentina provoca uma queda geral nas transações econômicas do bloco e seria do interesse comum buscar alternativas e melhores soluções, que parecem não interessar ao maluco que preside o país vizinho. Só com o Brasil, a queda do comércio superou 50% em junho. Apesar das lamentações, é melhor destacar as afirmações de comprometimento do bloco com o país, acima de seus líderes eventuais e passageiros.
Lula avança nas propostas de moeda local nas transações, que não é uma moeda comum impossível. São apenas mecanismos de liquidação financeira nas trocas comerciais através de caminhos ainda por serem criados. Mas a ideia não sai de pauta, inclusive nos BRICS. O dólar segue como uma ameaça a ser neutralizada o mais rápido e indolor possível, e os avanços, mesmo que tímidos, seguem.
Lula seguiu para a Bolívia, onde pretende firmar acordos no fornecimento de gás e promover a navegação pluvial, além de hidrelétricas nas fronteiras.
No Sul Global, tudo parece ainda por fazer: integração das economias, acessos terrestres, pontes, estradas, viadutos e uma novidade que ouvi ontem de Lula na coletiva após o encerramento da cúpula: cultura.
Talvez o fim esteja mesmo no início de tudo, que os povos do Sul se reconheçam como irmãos. E a troca econômica não vem antes da cultural, no mínimo simultaneamente.
Apoie e ajude a manter o BlogdoFranco.blog .
Se preferir, PIX 49071890600
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente