
As bancadas reacionárias do nosso Congresso – e são muitas – vão insistir na pauta moralista, punitivista e conservadora até a eleição de 2026. No mínimo, o provável é que sigam assim indefinidamente.
Cabe aos incomodados reagirem.
Não quero parecer indiferente e nem minimizar os males e retrocessos – e sofrimentos – que essa gente e essas iniciativas promovem.
A crua constatação tem que estar firme em nossas atitudes, conscientes de que é o que restou para aquele enorme contingente de políticos tentar emplacar, porque nada além disso têm para mostrar e nem lhes interessa. Só querem poluir a pauta e aparecer para aquele eleitor igual ou pior que eles próprios.
Que também são aos montes.
Num certo sentido, assim fazendo, a turma dos conservadores encontra espaço para não atrapalhar e às vezes até ajudar o governo a seguir aprovando suas pautas econômicas, claro que o orçamento liberando emendas bilionárias tem que seguir nesse contexto.
Quando isso vai acabar? Depende de quando vamos conseguir eleger bancadas decentes e numerosas suficientes para cuidar do bem comum com honestidade de propósitos e bons projetos, e não essa turba de cretinos.
Até lá, todos nós que somos atacados em direitos básicos com reformas conservadoras absurdas precisamos reagir à altura, cobrando do governo a parte dele, que as últimas semanas mostraram que precisa partir da sociedade a iniciativa para em seguida obter apoio do governo.
Em todos os lugares do mundo, o que mais se vê é gente na rua, exigindo, cobrando e protestando. A onda conservadora obtém maioria, mas não pode, por conta disso, impor pautas ao bel-prazer. A única forma de segurar a atual onda conservadora é o protesto organizado e a exposição das ideias absurdas que promovem. Nem sempre funciona, mas no mínimo fica o aprendizado dos mecanismos de decisão na sociedade e os cuidados e iniciativas mais eficazes de contrapô-los.
Nem preciso citar o quanto estamos precisando disso. Mas a reação contra o PL do estuprador mostrou o caminho.
Divulgue e apoie o BLOGdoFranco. Se preferir, PIX 49071890600
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente