
Os bobocas não aprenderam que golpe de tanque na rua não cola mais; o negócio promissor agora é usar a justiça ou promover perseguição política no legislativo.
Desde o início, aquela quartelada boliviana estava mal ajambrada: o general golpista na rua em frente ao palácio de governo, tentando entrar — depois derrubou a porta com um blindado — foi filmado ao vivo pela imprensa nacional e internacional e por dezenas de celulares de pessoas avulsas na praça central da capital La Paz, o que indicava a precariedade da iniciativa militar.
Depois, o que se viu foi pior para os militares golpistas, confrontados em pé pelo presidente Arce — que entra para a história com seu gesto —, onde ouviram desaforos dos ministros e se retiraram para a porta novamente, esperando o que ainda não sabemos.
Quem conta diz que esse foi o golpe 196 na história boliviana, e nós nem podemos achar muita graça, porque também temos os nossos e recentemente tentaram o mesmo por aqui. Até nos EUA, a turba de fascistas andou se engraçando e, diferente de nós — vamos mesmo punir os golpistas? — e da Bolívia — que já prendeu —, por lá arrisca o ex-presidente golpista voltar ao poder no voto.
Um misto de vergonha e indignação toma conta da gente, assistindo ao vivo o desenrolar de uma quartelada de quinta categoria, que nos deixa um amargo que talvez todas tenham sido, aqui e lá, e deixamos passar, por covardia, ignorância ou desmobilização total.
Na Bolívia, assistimos covardes de um lado, armados e encapuzados — como sempre agem —, e de outro, a reação corajosa de homens e mulheres indignados, prometendo resistir e evitar que a herança que colheram de avós e pais — de golpismo, violência e saques — chegasse aos filhos.
Foram vitoriosos: os militares, correndo na praça dos populares armados de garrafas de água de plástico jogadas pela indignação, entram na história.
Que por aqui sirva para encarcerar de vez muitos generais que andam escondidos debaixo de suas camas, esperando o esquecimento. Que sirva para encerrar os inquéritos intermináveis do ex-presidente que tudo promoveu a seu favor e contra a constituição e as leis.
E que alguns deputados e senadores que insistem em apoiar publicamente golpes de estado em outros países sejam retirados da vida comum e comemorem golpes nas cadeias, junto com seus ídolos de sangue e lama.
Divulgue e apoie o BlogdoFranco.
Se preferir, PIX 49071890600
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente