
URGENTE: PIB da Argentina desaba 5,1% no 1⁰ trimestre e país entra em recessão técnica!
📈 PIB ARGENTINO
- Investimento privado: -23,4%
- Construção civil: -19,7%
- Indústria de transformação: -13,7%
- Agropecuária: -10,2%
- Consumo das famílias: -6,7%
📰 Valor Econômico
O mais impressionante na previsível derrocada econômica da Argentina nem são esses índices desastrosos, seguidos do dramático crescimento da miséria e suas consequências na sociedade, mas o fato de, por essas bandas, o jornalismo econômico de maneira geral continuar a levar a sério esse laboratório da simbiose entre Professor Pardal, Adolf Hitler e Frankenstein governando o país vizinho.
Não há um só aspecto positivo a destacar, além da queda da inflação que morre de inanição, como o povo que, sem recursos, nada pode consumir. A previsão do FMI, que pressiona por mais desvalorização do câmbio congelado desde o início do atual mandato, reluta em continuar financiando a dívida crescente, e a Argentina já é o país que mais deve ao Fundo em todo o mundo.
Bilhões de dólares imprescindíveis para o país vizinho estão parados nos créditos de venda da safra agrícola, que está na sua fase comercial final por lá. Os empresários do setor relutam em trocar o dinheiro estrangeiro por moeda local no atual câmbio e pressionam. A queda de braço pode se resolver ainda nesta semana. Há quem diga que o governo leva a melhor, um tipo de operação que deixa profundas situações mal resolvidas e mágoas. Isso se traduz em apoio político em algum momento, ou na negativa dele.
A previsão do FMI para 2024 do PIB seria de queda de 3,5%, mas com esse primeiro trimestre de horror, a previsão certamente mudará para números ainda piores.
Muitos exemplos conhecidos servem para explicar a situação da Argentina. Há aquele do cavalo que alguém treinava para aprender a ficar sem comer e, quando estava quase aprendendo, morre de fome. E tem aquela outra do bode na sala de estar: você o coloca quando alguma coisa está mal na sua casa e depois o retira, mantendo tudo como estava antes, porque ninguém aguentava mais conviver com um bode na sala e suplicam para sumir com ele.
A Argentina até aqui é isso: piorou tudo, colocaram o bode na sala e estão treinando o povo a viver sem comer. Depois retiram o bode e a situação fica do mesmo jeito que estava antes, com a expectativa de que não morram antes de fome. E 4 anos de sofrimento inútil, passaram.
Seguimos trabalhando e contando com seu apoio. Se preferir, PIX 49071890600
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente