Ontem, escrevi que Lula, atendendo à solicitação de seus marqueteiros, parou de usar o nome do ex-presidente, que exibia como seu espantalho favorito.
Uma coisa que temos sempre que entender é que não é por acaso que Lula mantém — ou mantinha — o nome do adversário derrotado nas eleições. Era exatamente por isso: ele foi derrotado.
Claro que poderia, no caso de fracasso do atual governo, ensaiar uma volta, como, por exemplo, Trump ameaça fazer. Mas o verdadeiro motivo que fazia Lula manter a opção pelo adversário derrotado, além do fato destacado da derrota, é que Bolsonaro, com sua delinquência e incapacidade, acabou transformando aliados em potencial, como a Globo e a Faria Lima, em adversários. Coisa que um outro candidato do campo da direita, até da extrema direita, pode conseguir novamente unir e obter apoio.
A situação é essa: se fosse o caso de escolher um adversário para 2026, eu não tenho dúvidas de que Lula e o PT escolheriam Bolsonaro, para provavelmente repetir a vitória eleitoral. Um outro nome, Tarcísio, Zema e até mesmo Caiado, apesar de distantes do trono, pode sim obrigar o atual governo a uma disputa muito mais intensa pela sua reeleição. Não na questão das baixarias, onde Bolsonaro é insuperável, mas exatamente naquele terço mais volúvel do eleitorado que pode, nas suas variações de humor, complicar a reeleição do Lula.
Olhando daqui para frente, não vejo nenhum nome capaz de evitar a reeleição do Lula, mesmo nas hipóteses de disputa que destaquei, mas não lidamos somente com o Executivo. Uma bancada melhor e mais à esquerda na próxima administração petista seria uma necessidade importante para acelerar as mudanças mais cruciais e adiadas.
O espantalho, como chamei Bolsonaro no post anterior, é assim descartado a contragosto pelo petista, mas não é o caso da direita e até da extrema direita, capaz de juntar lé com cré, muito menos da Faria Lima e da mídia oligárquica. A disputa aperta e é a que teremos. E, parece que até já começou.
Seu apoio é indispensável . Se preferir, PIX 49071890600
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente