
O front externo continua acelerado, os preços das commodities seguem estáveis mas exportações de petróleo e derivados estão em alta, de forma inédita.
Enquanto a safra vai sendo colhida com previsões constantemente declinantes, há quem preveja uma queda de 7% do PIB agrícola em 2024. No entanto, o pré-sal tem mantido a economia estável e a balança comercial tem registrado sucessivos recordes. E internamente o setor de serviços vai acordando e impulsiona o PIB.
Além disso, as primeiras estimativas de arrecadação federal de março são as mais altas da série histórica para o mês, repetindo o feito do primeiro bimestre. Isso nos leva a um trimestre excelente. A discussão gira em torno se os números extraordinários serão suficientes para cumprir a meta de déficit zero no ano, mas a discussão não está apenas no âmbito do executivo, já que no congresso o compromisso com o déficit zero parece permanecer apenas na retórica, enquanto as ações vão em direção contrária. Em todo o caso, vamos adiando a revisão do déficit primário no ano, tinha gente prevendo a necessidade em janeiro, depois fevereiro e agora falam segundo semestre.
Haddad convocou uma reunião, até agora eles têm demonstrado relutância, mas para o grupo parlamentar dominante é difícil se desvincular de seus patrocinadores no mercado, que são os principais defensores de baixo déficit . Assim, o governo conta com o apoio do mercado e pressiona o congresso, que busca soluções sem poder ignorar a pressão.
Acredito que algum meio-termo será alcançado. Estamos falando da medida provisória que visa reonerar os municípios em suas obrigações com a previdência, medida que Pachecão retirou sem avaliar as consequências. Caso seja judicializado, é provável que o governo ganhe facilmente no STF, pois a matéria previdenciária é assegurada pela constituição e não pode ter sua arrecadação alterada. No entanto, Lula parece estar disposto a negociar, o que é promissor.
O saldo de serviços com o exterior continua negativo, já que gastamos muito com compras de manufaturados e enviamos grande parte do dinheiro para as matrizes. Embora o resultado comercial compense, essa ainda é nossa fragilidade, que precisa ser abordada com a retomada da indústria, que já está em andamento.
A inflação está controlada, a tomada de empréstimos bancários aumentou 18% no bimestre, apesar dos juros de 45% ao ano, o que é uma loucura em um país com inflação anual de apenas 4%.
Para este ano, ainda temos a frente equatorial para explorar petróleo e consolidar nossa posição como exportadores de óleo e derivados. As reservas provadas e prováveis atuais estão em 50 bilhões de barris, e a cada avaliação elas crescem. Embora os números da frente equatorial sejam desconhecidos, a intensificação da atividade na região mostra que é promissora.
Portanto, estamos no caminho certo, conforme esperado.
Apoie e divulgue o BlogdoBadu.com
Se preferir, PIX 49071890600
Make a monthly donation
Make a yearly donation
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Your contribution is appreciated.
Your contribution is appreciated.
Your contribution is appreciated.
DonateDonate monthlyDonate yearly