
Provavelmente porque está negociando sua entrada no Conselho de Segurança da ONU como membro permanente, ou talvez porque sentiu a pressão do mundo, incluindo os vizinhos sul-americanos. Até Mujica deu algumas broncas lá de seu sítio no Uruguai. Há quem diga que foi para barrar as críticas internas que certamente viriam fortes nas próximas semanas, enquanto a eleição por lá vai aproximando.
O fato é que o Brasil, através do Itamaraty, emitiu uma nota criticando a Venezuela e algumas decisões recentes que afastaram e impedem a participação de alguns opositores nas próximas eleições. Os motivos são explicados, mas nem sempre compreendidos.
Neste mundo onde cada país tem sua própria história e as potências mundiais defendem seu estilo de democracia enquanto intervêm e distribuem bombas a seu bel-prazer, é impossível fazer uma crítica específica e coerente. O melhor sempre é apoiar as melhores práticas democráticas e respeitar as decisões internas soberanas de cada país.
Essa sempre foi uma característica da presença do Brasil e do Itamaraty, apoiando a autodeterminação de cada país e compreendendo as escaramuças como problemas internos de cada um. É onde as soluções, se existirem, devem ser encontradas.
Essa carta de críticas foi um ponto fora da curva, e as intenções normalmente nesse tipo de atuação nunca estão verdadeiramente voltadas para os países aos quais dirigimos as críticas. Em algum acordo tácito de interesse brasileiro está a resposta que explica a carta endereçada à Venezuela, e por isso ela merece reservas e desconfianças.
Isso também não quer dizer que o Brasil erra por inteiro. Ser aliado dos países periféricos no Conselho de Segurança da ONU, o que pode ser no fundo o objetivo do Brasil, pode ajudar muito na luta pela autodeterminação em outros momentos.
A história não anda em linha reta, e nem todas as decisões são as melhores. Fica aqui a ressalva do ocorrido e esperamos melhores momentos para nossa frente externa, como estamos mais acostumados.
E ficamos na dúvida para quem e o quê, afinal, nosso Itamaraty piscou.
Divulgue e apoie o BlogdoBadu.com
Se preferir, PIX 49071890600
Make a monthly donation
Make a yearly donation
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Your contribution is appreciated.
Your contribution is appreciated.
Your contribution is appreciated.
DonateDonate monthlyDonate yearly