O baile dos vampiros.

Nao passa um dia sem que algum dos lados envolvidos na guerra Rússia x Ucrânia, escale na retórica de ameças recíprocas.

A essa altura a guerra já não é mais Rússia e Ucrânia, se é que algum dia foi. Até recente era EUA x Rússia, e caminha para ser OTAN x Rússia, descortinados os interesses.

Vamos ficar nas declarações mais recentes de ambos os lados.

Por parte da Otan, e aqui os países europeus mais próximos do conflito, a França, por exemplo, seu presidente Macron invoca a valentia e sugere o envio de tropas da Aliança. O líder polonês afirma que isso já ocorre, com soldados da Otan diretamente envolvidos no conflito. Demais países europeus reforçam sua aliança militar, aceitam ingressos de novos membros antes neutros, e combinam de cumprir a regra de gastar 2% do PIB em suas respectivas forças militares .

Putin responde que o conflito segue como planejado, mas deixa avisado que ameaças a integridade do território russo implica em uso de arsenal atômico na sua defesa .

E anda repetindo a fala.

Existe um filósofo russo, Dugin, que dizem ser muito próximo de Putin, embora nunca tenham sido vistos, filmados ou fotografados juntos ou próximos, coisas que acontecem na Rússia; que escreve diariamente no twitter, além de publicar livros muito populares. Dugin recentemente radicalizou seu discurso, sugerindo a completa militarização da sociedade russa para fazer frente a guerra que ele prevê para acontecer nos próximos anos. Dugin perdeu sua filha meses atrás, numa explosão do carro da família em atentado que deve ter sido dirigido a ele. Os suspeitos são ucranianos , para situarmos o personagem nos fatos atuais na região. A filha também era filósofa, também publicava livros importantes,  o último tratava de aspectos escatológicos das civilizações. Um tema que Dugin retoma sempre, comparando a visão do fim dos tempos entre os cinco marcos culturais e de civilização que ele crê existirem no mundo. Fica a sugestão para quem quiser buscar mais sobre ele e sua obra.

Mas o que tem tudo isso para nós? Porque Putin , no caso a Rússia e China, e aos poucos embora em menor importância, Brasil e demais BRICs, desafiam o mundo ocidental, aquele que , segundo Putin, ficou rico sugando o sangue dos africanos e do Sul Americano;  agora querem congelar o mundo no seu atual estágio de desenvolvimento e riqueza. Assim fazem para se manter no topo da economia, impedindo outros países de alcançarem seu pleno potencial.  Putin diz que foram assim os últimos 500 anos, mas o baile dos vampiros, palavras dele, está para acabar.

Recentemente um ministro da defesa dos EUA declarou que não queria viver em um mundo liderado pela china. E tem mais verdade nessas palavras do que sequer possamos sonhar.

Loucos eles são o bastante para destruir tudo, para assim impedir as mudanças que o mundo atual vislumbra . Não devemos  jamais nos esquecer disso .

O que podemos fazer? Cercados de loucos apocalípticos por todos os lados?

De fato muito pouco, fico pensando nos palestinos com bombas caindo sobre todos eles sem nenhuma possibilidade de defesa.  A maioria do mundo seria alguma coisa próxima disso, sem chance de defesa contra as grandes potências .

As ameaças do ocidente servem para congelar o mundo, o medo sempte foi a arma mais eficaz, e eles são capazes de tudo .

Resta fortalecer o sul global, não Rússia e china particularmente, eles também, nós também. Porque o futuro está aqui e não lá no norte envelhecido de gente e de idéias. Estamos todos convidados para novos bailes, os vampiros estão dispensados de comparecerem. O sangue do sul não está mais disponível. E eles sabem disso. Nós sabemos?


Uma resposta para “O baile dos vampiros.”

  1. o avanço da direita no mundo é um reflexo desta situação: “ Não a qualquer mudança”. O status quo deve permanecer segundo a cabeça destes retrógrados: o norte do mundo coloniza e saqueia e o sul do mundo sofre e acata. O quê fazer? Acredito que eu vou rezar…..

    Curtir

Deixe um comentário