
A pesquisa Quaest realizada hoje cedo mostrou uma queda na aprovação do presidente Lula e um aumento em sua reprovação.
Embora ainda mantenha uma taxa de aprovação de 51%, e a maior queda tenha sido observada no segmento evangélico, considerando a margem de erro da pesquisa, o movimento pode ser quase insignificante. Mesmo assim, na melhor das hipóteses, ficamos no “zero a zero”. Ou seja, as mudanças ocorridas no ano e todas as conquistas não aumentaram a aprovação do presidente e de seu governo.
A questão da rigidez nas escolhas, a famosa polarização, que ocorre em todo o mundo, parece congelar as decisões de aprovação e desaprovação, deixando uma margem estreita de manobra para os governantes.
Quanto a nós, muitas pessoas estão associando a queda a fatores econômicos. Embora as notícias em geral sejam boas, a verdade é que neste início de ano os preços dos alimentos continuam elevados.
Há a questão da sazonalidade e as consequências do rigor do calor do El Niño, o que tem uma explicação. Ainda não tivemos tempo de utilizar estoques reguladores para equilibrar a oferta neste período sabidamente mais difícil, porque o governo anterior esgotou os estoques e ainda não houve tempo para recompor. No entanto, sabendo de tudo isso, uma ação mais proativa seria necessária para compensar os danos ou, pelo menos, antecipar e contextualizar as queixas na realidade. Como nada foi feito, ficamos com as queixas.
A questão da comunicação dos governos tornou-se crucial, podendo ser uma questão de vida ou morte. Cabe aos administradores e responsáveis pelo setor agir em tempo real e esclarecer ao público suas vitórias e suas dificuldades.
Vamos em frente, tudo está dentro da margem, a polarização está consolidada e vamos nos contentando com o que sobra.
Para o próximo ano, espero que, com os estoques reguladores recompostos, esse tipo de aumento de preço não ocorra.
Divulgue e apoie o BlogdoBadu.com
Se preferir, PIX 49071890600
Make a monthly donation
Make a yearly donation
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Your contribution is appreciated.
Your contribution is appreciated.
Your contribution is appreciated.
DonateDonate monthlyDonate yearly