
Todo golpe fracassado é ridículo e todo golpe vitorioso é heróico. Ninguém me tira a ideia de que a filmagem escondida de Mauro Cid, talvez a pedido do chefe que optou por escondê-la dos demais, tinha um sentido documental. Os golpistas se imaginavam na história, para quando vitoriosos exibirem sua coragem documentada.
Um dos oficiais dos “Kids Pretos”, uma confraria dos oficiais do grupo de elite do exército, o coronel Ridalto Fernandes, que já estava na reserva, não hesitou em fazer uma live durante a invasão e depredação da Praça dos Três Poderes em 08/01. O que justificaria a insensatez de um oficial treinado como esse? Certeza de impunidade? É mais do que isso, era mais um pensando estar fazendo história.
A tal reunião de Bolsonaro com seus ministros e outros tantos, os vazamentos das tramas nas trocas de WhatsApp dos contatos de Mauro Cid. Tudo soa ridículo agora, e talvez fosse mesmo. O fracasso, aí sim, não deixa dúvida e sacramenta a iniciativa cretina dessa gente.
Hoje, o jornal O Globo estampa um editorial com o título que peguei emprestado. O jornalismo de todos os golpes e Paulos Guedes da história faz troça do fracasso dos bolsonaristas.
Eu nunca levei a sério o golpe. Mesmo agora, diante das evidências e tanta gente envolvida, espionagens e financiamentos, e conspirações, tudo me parecia um misto de chantagem, manipulação, ilusão e loucura. Megalomania, burrice e imprevidência. Que a gangue dos milicianos queria golpe, não resta dúvida. Que isso atraiu uma gente da pior espécie, civis e militares, nenhuma dúvida. Mas não havia ali uma bandeira, uma vontade invencível. Só ilusão de assumir de forma violenta o poder.
Devem ser punidos, porque a tentativa e as intenções moldaram o governo, a ilusão do poder eterno e suas benesses, obstruíram o pouco de inteligência que possuíam. Façamos troça, mostremos o ridículo de suas intenções, e condenemos. Estamos no nosso dever. Porque mesmo ridículos e caricatos, trouxeram pobreza, falta de políticas públicas, abandono de pautas ambientais e de preservação, inclusive dos povos indígenas. Marginalizaram os pobres, desprezaram os sindicatos e o interesse nacional, venderam nossas riquezas. E tudo isso para nada, além de concentrar a renda no país mais injusto socialmente do mundo.
Incompetência é crime? Sim, se orientada por vontade golpista, de afrontar as instituições e a própria democracia. A questão central é essa: a democracia pode muito, mas não convive com quem deseja abolir o direito do outro, de quem quer abolir a própria democracia. Aí ela deve reagir. É o que estamos vendo acontecer.
Apoie e divulgue o BLOGdoBADU.com
Se preferir, PIX 49071890600
Make a monthly donation
Make a yearly donation
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Your contribution is appreciated.
Your contribution is appreciated.
Your contribution is appreciated.
DonateDonate monthlyDonate yearly