
Estamos quase no fim do ano, e as férias no Congresso estão prestes a começar. Há algumas pendências importantes na pauta, sem mencionar a aprovação final da reforma tributária. Ainda falta votar em alguns projetos para garantir a arrecadação no próximo ano.
Existe, sim, uma disputa interna no governo em relação ao déficit para 2024, já que o valor estimado depende das votações em andamento. Concordo que antecipar um número antes de concluir a etapa no Legislativo é precipitado.
Não que eu ignore a relevância, mas por estratégia de negociação. Os congressistas querem seus bilhões para as emendas, lembrando que no próximo ano teremos eleições municipais. O governo, por sua vez, coloca tudo na cesta da arrecadação, porque é importante garantir o dinheiro para investimentos.
Muitas vezes afirmei que entendo a necessidade de compor com o Congresso, inclusive em relação às emendas, desde que não sejam secretas, como eles gostam, e ameaçam querer retornar. Comprar votos com dinheiro transparente e rastreável não é um mau negócio.
Como se tivéssemos outra opção.
Não tem, e a vida segue. Sempre alertamos para a necessidade de bancadas progressistas em número suficiente, e a cada legislação a situação piora. Então não adianta chorar, o governo precisa fazer as coisas andarem, mesmo à força, e, evidentemente, impondo limites éticos necessários e mínimos na questão. O que ultrapassar isso é assunto para a polícia e a justiça.
Esta semana é muito importante, ainda temos a LDO e as coisas estão agitadas. Mais à frente, faremos uma avaliação e veremos como ficamos.
Apoie o BLOGdoBADU.com
Divulgue e faça seu cadastro.
Se preferir, PIX 49071890600
Make a monthly donation
Make a yearly donation
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Your contribution is appreciated.
Your contribution is appreciated.
Your contribution is appreciated.
DonateDonate monthlyDonate yearly