
O economista francês Thomas Piketty voltou à cena na semana passada, lançando uma advertência ou apelo aos países desenvolvidos para que levem os BRICS a sério.
Cerca de 2014, com seu livro “O Capital no Século XXI”, ele se tornou conhecido por teses intrigantes. Piketty apontou que nos países desenvolvidos, o acúmulo de dinheiro e recursos superava as taxas de crescimento. Para amenizar a concentração de renda global, propôs uma taxa sobre a movimentação de capital global. Embora nunca tenha sido implementada, a ideia é válida.
Passados alguns anos desde o impacto do livro e de suas teses, que contêm estatísticas e informações econômicas importantes, algumas negligenciadas, e agora, com essa advertência, me pego refletindo sobre a natureza das propostas do economista. Não exatamente pensando se suas iniciativas vingarão, mas na natureza de suas preocupações.
Piketty, apesar de seu verniz progressista, parece mais preocupado em alertar o mundo desenvolvido do que em enfrentar os reais problemas do desequilíbrio econômico mundial.
Enquanto as guerras coloniais de aniquilação e tomada de território à força são televisionadas em tempo real, o complexo industrial de guerra impulsiona as economias moribundas dos países desenvolvidos. Que tipo de taxa resolveria um desequilíbrio nuclear, por exemplo?
No fundo, intencionalmente ou não, a proposta de taxar o fluxo mundial financeiro, em valores mínimos, serviria como uma esmola para manter os desequilíbrios intactos. É interessante notar que seu alerta se dirige também às novas gerações, como um aviso de que as heranças, que eram o grande sustentáculo das riquezas, estão começando a perder força, o que de fato tem acontecido no mundo desenvolvido.
Quanto ao alerta atual de que os BRICS precisam ser levados a sério, Piketty parece repetir seu estilo, advertindo aos ricos que uma nova força econômica surge e os ameaça.
Sugere ele que alguma coisa precisa ser feita para impedir?
Divulgue e apoie o BLOGdoBADU.com
Faça seu cadastro e receba as atualizações no seu e-mail
Se preferir, PIX 49071890600
Make a monthly donation
Make a yearly donation
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Your contribution is appreciated.
Your contribution is appreciated.
Your contribution is appreciated.
DonateDonate monthlyDonate yearly
Uma resposta para ““Melhor levar os BRICS a sério!””
Os “donos do mundo” são incompententes! Centralizam e destroem! A questão ambiental é também consequência deste desequilíbrio. Boto fé!
CurtirCurtido por 1 pessoa