
Os resultados do primeiro turno na Argentina favoreceram o candidato peronista Massa, deixando o candidato Milei em segundo lugar e Patricia (do PSDB) em terceiro.
De fato, foi uma relativa surpresa, já que havia sinais de que Milei estagnara nos números do Paso (uma prévia por lá), enquanto Massa acelerava e consolidava seu apoio interno, fundamental para a vitória parcial até o momento. Patricia permaneceu na mesma posição.
A Província de Buenos Aires consagrou a reeleição do atual governador peronista, e com seus 30% do eleitorado total do país, sustentou a virada para a vitória de Massa no primeiro turno. No Senado os Peronistas asseguraram um número importante.
Os motivos da derrota de Milei podem ser encontrados na votação e na derrota do Vox na Espanha, de Trump nos EUA e de Bolsonaro no Brasil. O programa de choque que serve para atrair parte do eleitorado parece começar a declinar em seus efeitos, assustando o eleitor antes da hora. Todos fizeram campanhas semelhantes, rompendo com o status político, disseminando mentiras e atacando instituições, e, a cada vez, aumentam a carga, imaginando aprofundar o modelo, colhendo mais derrotas.
É evidente que ainda temos o segundo turno. Patricia Bulrich reconheceu a derrota ontem mesmo e fez severas críticas a Massa, confirmando seu viés antiperonista. Se ela vai apoiar Milei, ainda não sabemos, mas penso que sim, seguindo a tendência do chefe Macri, o ex-presidente liberal que afundou a Argentina no FMI. Não sei até que ponto os votos são transferidos na Argentina, mas é razoável imaginar que Milei leva uma parte maior, embora possa ser insuficiente para uma virada.
O Brasil agradece comovido pelo resultado até agora.
Conan, o cão falecido do candidato Milei, seu mais próximo conselheiro, apesar da falha telepática no primeiro turno, precisa aumentar seu empenho e tentar uma improvável virada. E não estou fazendo piada.
Faça uma doação única, se preferir PIX 49071890600
Apoie e divulgue o BLOGdoBADU.com
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente