
Um único voto negativo foi suficiente para vetar a resolução do Conselho de Segurança da ONU que buscava uma pausa humanitária no ataque genocida de Israel à Faixa de Gaza.
Dos 15 membros do Conselho, um único voto de veto por parte de um dos cinco países que detêm o privilégio é o bastante, e os Estados Unidos são um deles.
Nos últimos 7 anos, nenhuma resolução relacionada ao conflito entre Palestina e Israel foi aprovada. Esta resolução, que teve iniciativa brasileira e foi bem costurada, contando com o apoio da maioria dos membros, foi mais um fracasso. O embaixador brasileiro se disse muito triste e que o silêncio total da sala de reunião naquele momento, se equivalia ao silêncio que estavam impondo aos inocentes atingidos pelas bombas em Gaza.
Os EUA estão buscando um acordo particular com a Palestina, ignorando a ONU, mas esperam que o desejo de vingança de Israel seja satisfeito. Eles estão assumindo o ônus de vetar uma decisão que Israel, já desgastado, não cumpriria, aumentando assim a pressão.
O conflito continua com uma nova sequência de bombardeios a civis, resultando em milhares de mortos e feridos. Israel parece ignorar os efeitos devastadores dos ataques e as consequências para seu papel no mundo, que está mudando rapidamente. Não faço prognósticos quanto ao destino de um país, mas acredito que o isolamento que Israel escolheu deve ter sido bem pensado e está ancorado no apoio da União Europeia e dos Estados Unidos, que até agora não têm faltado.
Continuo acreditando que o conflito não se espalhará para os países vizinhos. No entanto, a oportunidade para os brasileiros saírem do local nesse momento é nebulosa, sem definição e sem expectativas.
Se houver tratativas secretas em andamento, é melhor que sejam aceleradas. O risco de mais uma tragédia com os brasileiros, está aumentando exponencialmente.
Faça uma doação única, se preferir PIX 49071890600
Apoie e divulgue o BLOGdoBADU.com
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente