
Na próxima sexta-feira, vence o prazo para o Presidente Lula vetar ou sancionar o Projeto de Lei que criou o Marco Temporal da posse das terras indígenas.
A princípio, pensei que o Presidente cederia e aprovaria o projeto com alguns vetos nos pontos mais sensíveis, mas estou mudando de opinião.
Agora, parece que um veto integral está a caminho. Nos últimos dias, percebi discursos reafirmando compromissos, o que me fez pensar em mais razões para o governo vetar integralmente o PL do Marco Temporal.
Vale a pena lembrar que a aprovação foi uma resposta do Senado ao STF, que iniciou e concluiu a análise de um processo envolvendo o tema. A decisão final foi considerar o conceito de algum marco de posse de terras na época da promulgação da Constituição de 1988 como inconstitucional.
Se o STF considerou isso inconstitucional, o governo, em minha opinião, não pode repetir o gesto de desafiar uma decisão do STF e se aliar a uma iniciativa ilegal.
Fazendo assim, não se trata apenas de esperar a derrubada do veto e se esquivar, mas também de consultar novamente o STF e esperar que ele reafirme sua posição anterior de não aceitação.
Os senadores vão reclamar, mas é o cenário mais provável de ocorrer.
Até sexta-feira, teremos uma resposta.
Faça uma doação única, se preferir PIX 49071890600
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente