
O governo aposta em Kássio, com “K”, para evitar uma catástrofe no mercado de financiamento imobiliário e saneamento.
Vou explicar.
O atual presidente do STF, Barroso, agendou para o próximo dia 18 a retomada do julgamento onde, porque já votou assim, pretende reajustar o saldo da poupança no FGTS indexados à taxa de reajuste geral de poupança . Essa tese de reajustar pelo índice geral de poupança é antiga e consolidada nos tribunais, pois na prática não significa um acréscimo no valor depositado, uma vez que apenas mantém o seu valor quando ajustado pela inflação oficial.
No entanto, o FGTS, criado em 1966, tem uma função específica de financiar imóveis a um custo mais baixo e obras de saneamento de prefeituras e estados, com a mesma finalidade de reduzir custos.
De fato, os saldos do FGTS são reajustados com valores inferiores aos da poupança, sendo 3% do FGTS contra 6% da poupança, aproximadamente.
Pode parecer injusto, mas não é.
O montante bilionário acumulado, quando bem utilizado, e os milhões de financiamentos imobiliários ao longo das décadas e incontáveis obras de saneamento em todo o Brasil, provam que foi bem empregado.
Agora, décadas depois, Barroso imagina trazer justiça ao Brasil, sem considerar as consequências de uma decisão que pode custar estimados R$ 250 bilhões no curto prazo e desencadear inúmeros processos na justiça de revisão de contratos.
Tudo isso parece ser característico do comportamento inconsequente que Barroso demonstra continuamente.
O revisor da matéria a ser votada é Kássio, com “K”, e existem informações de que ele pode discordar do voto inicial de Barroso e abrir a divergência para evitar a catástrofe.
Isso parece ser mais uma ironia do destino e nos mostra que a diversidade de opinião, muito mais do que atrapalhar, é fundamental.
PS.: Apoie e divulgue o BLOGdoBADU.com, para continuarmos observando os fatos inusitados. Se preferir, PIX 49071890600
Faça uma doação única
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente