
Não param as andanças do Presidente Pacheco do Senado para promover mudanças no STF.
Não que não sejam necessárias, não que a pauta anunciada pelo atual presidente da corte, o ministro Barroso, não suscite reflexão.
O que é bem-vindo, digo eu.
Barroso é um pavão perigoso; ainda neste mês vai votar o reajuste das contas do FGTS e, prevalecendo sua posição de reajustar os saldos pelo valor da poupança, desmonta uma das principais, senão a principal, fonte barata de financiamento imobiliário e de obras de saneamento ambiental no Brasil.
Coisas assim estão na mira do Juiz supremo, que interferem na vida do país sem a menor cerimônia e sem passar por uma discussão eleitoral e aprovação prévia.
Não que os nossos políticos façam lá muito diferente; eles, ao menos, podemos supostamente não reeleger.
Mas a questão do Senado e sua atual disposição, como já afirmei, passa por projetos pessoais do Pachecão, e na falta do que fazer com as pautas esvaziadas.
O governo adiantou bem a sua vida no legislativo e agora espera colher frutos para um retorno em outras aprovações, mas que devem ficar para o ano que vem, se não ficarem para 2025 mesmo.
Os projetos que avançam no Senado não são ruins, a princípio, de limitar decisões monocráticas de repercussão geral, de fato a ideia procede e pode ser discutida. A outra que avança é dar um mandato de 15 anos para os próximos ministros escolhidos e idade mínima de 50 anos para o ingresso.
Tudo razoável.
Parece que Pacheco avança mesmo com a pauta e promete votação para o mês, o que está começando a surgir como barreira para as pretensões dos senadores é uma má vontade da Câmara em apoiar as iniciativas.
Há quem diga que não apoia para devolver o desinteresse do Senado em aprovar a minirreforma eleitoral aprovada na Câmara. Pode ser, mas pode ser também porque Pacheco só faz mesmo jogo de cena, e Lira e seus deputados não querem participar do teatro.
Em todo caso, dificilmente os projetos, que têm sim mérito e relevância, e mereceriam tratamento adequado, não andam pelos motivos mais torpes.
A cara do nosso legislativo.
PS.: Apoie e divulgue o BLOGdoBADU, se preferir PIX49071890600
Faça uma doação única
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente