
Alegando a necessidade de mecanismos que permitam maiores garantias para os empréstimos bancários, para que os juros operem com números civilizados e abandonem a agiotagem histórica, aprovaram no Congresso um mecanismo de dupla hipoteca perigosíssimo.
Isso significa que você pode dar seu imóvel em garantia para mais de um credor, o que foi o mecanismo usado nos EUA para alimentar a bolha imobiliária que durou por lá duas décadas e provocou a crise mundial de 2008 quando estourou.
Aqui no Brasil, evitamos consequências maiores em 2008 exatamente porque não era permitida a dupla hipoteca em imóveis, o que limita substancialmente o mercado de crédito e não permite alimentar o circuito de valorização artificial mediante especulação com créditos.
Primeiro, porque em algum momento o empréstimo terá que ser pago, segundo que nesse ambiente de especulação carregado, volátil por natureza e de reações defensivas instantâneas, um soluço provoca quedas de valor imediatas e deixa o mutuário sem condição de quitar dívidas muito superiores ao bem dado em garantia.
Naturalmente, o credor afunda junto, sendo esse o motivo da crise americana de 2008, que se espalhou para o mundo.
A consequência aqui no Brasil nos próximos anos virá com uma inicial valorização dos imóveis e aumento dos negócios. Os juros das operações devem, de fato, cair num primeiro momento. E entramos num ciclo de novos empréstimos e novas hipotecas, até que a bolha imobiliária nacional exploda daqui a alguns anos.
Há quem diga que tudo na economia, no fundo, é uma bolha. Algumas duram mais e outras menos, e todas um dia se acabam de um jeito ou de outro. É uma forma crua e cínica de entender os ciclos econômicos sem pesar consequências.
Fica o aviso: muito cuidado com o mecanismo e saiba que estamos para entrar num momento de valorização de imóveis atípico, muito perigoso e de duração incerta.
PS.: Não deixe de divulgar e apoiar o BLOGdoBADU, aqui eu te aviso primeiro dos perigos.
Se preferir, PIX 49071890600
Faça uma doação única
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente