
Quem aposta em greve no Legislativo, obstrução obstinada e invencível, coisas do gênero, não faz a mínima ideia de como funciona a coisa por lá.
Tudo ali é um arranjo de interesses, organizado em fila que muda semelhante à frequência das nuvens.
Parar a máquina do governo e a liberação de recursos, o pagamento das promessas e compromissos, os projetos de poder em andamento, pode servir de recado e para escândalo na imprensa, na prática não quer dizer nada.
O rompante no Senado na semana foi isso, uma soma de interesses contra um adversário frágil e pouco articulado, defendido apenas pela vontade de poucos. E, me perdoem a franqueza, porque procurei pesquisas de opinião sobre o apoio ao Marco Temporal e não encontrei, mas desconfio que seja pequeno. Aí foi um prato cheio para os conservadores mandarem recado não para o governo sozinho, nesse caso, mas sobretudo para o ativismo no STF de criar leis, mesmo uma justa.
E logo depois, em poucas horas, os interesses foram organizados na Câmara e as votações retornaram, sem muito alarde, e todos fazendo de conta que ninguém disse que estavam em obstrução.
Isso não quer dizer que a briga de interesses por cargos não tenha aumentado e subido de patamar.
E, agravado pelo tempo espremido no pós-operatório do Presidente Lula e sua recuperação de semanas, apesar de continuar trabalhando, e uma viagem de Lira entre 10 e 20 de outubro para o exterior.
Tenho chamado a atenção para a pauta esvaziada no Congresso, parece que os Deputados e Senadores também perceberam que o ano está praticamente acabando, ano que vem tem eleição e a correria muda de patamar, acelerando ainda mais e esvaziando ainda mais as pautas no Congresso.
O governo precisa concluir a votação no Senado da Reforma Tributária aprovada na Câmara, tem sim um jogo aqui e o governo vai levar, custe o que custar.
Há quem diga que a votação do Marco Temporal foi a forma do Centrão garantir as verbas do agronegócio para as eleições do próximo ano.
É isso.
PS.: Não deixe de divulgar e apoiar o BLOGdoBADU.com
Se preferir, PIX 49071890600
Faça uma doação única
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente