
Algumas poucas e últimas observações sobre o novo Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Barroso.
Seu discurso, apesar das referências a respeito e cumprimentos de papéis institucionais a serem respeitados harmonicamente entre os três poderes, o que mais fez foi reafirmar sua inclinação para continuar – ou até aprofundar – o ativismo político do Tribunal.
Mesmo quando faz referência negando a prática, embolada no meio de outras justificativas e afirmações aleatórias, não convenceu.
Pior, em outro momento afirmou que juízes no Brasil são pessoas de carreira autônoma, conseguem se destacar por mérito próprio e não devem nada a ninguém, diferente do que acontece em outros países.
Ele, curiosamente, deve seu cargo a uma indicação da ex-presidenta Dilma, a quem fez referência elogiosa, mas que pode ter sido também uma provocação a demais colegas.
Disse que o Brasil precisa superar o “nós contra eles”, e se aqui critica a exacerbação dos últimos tempos, não podemos esquecer que quem mais usou o termo nas campanhas foi exatamente o Presidente Lula.
Ou seja, Barroso mantém-se firme no propósito de tentar levar o Tribunal ao extremo, testar seus limites de atuação política e tem tudo ou para quebrar a cara totalmente ou ser anulado por seus pares.
A recente proximidade com Gilmar Mendes revela sua nova faceta, não por acaso aproximou-se daquele que é o mais político dos atuais ministros da corte. Para nossa sorte, a soma entre eles é nula, porque Gilmar e Barroso combinam como água e azeite.
Ficamos no aguardo das presepadas do novo presidente do STF. Ele me lembra Fux no auge do seu deslumbramento. O nível da presidência entre eles deve equivaler, ou seja, um desastre.
Alguma coisa me diz que após cumprir seu mandato, o Ministro Barroso deixará o tribunal e voltará para o escritório de advocacia.
PS.: Não deixe de divulgar e apoiar o BLOGdoBadu.com, se preferir PIX 49071890600
Faça uma doação única
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente