
A chegada do General Heleno ontem para depor como testemunha na CPMI que investiga os eventos de 08/01 foi recebida com aplausos por parte de deputados e senadores do antigo regime. Isso sugere que algo mais estava acontecendo ali.
Embora a sessão em seu conjunto não produza resultados práticos e concretos, uma vez que o depoente tem uma decisão prévia do STF que lhe permite escolher se responde ou não, em alguns momentos, a face obscura e violenta do general ficou exposta. Isso sem mencionar a notável mediocridade e incompetência, que parecem ser requisitos indispensáveis para ostentar no peito uma miríade de medalhas, como frequentemente encontramos.
Durante suas declarações na Comissão, o general nada disse; nas negativas de responder a perguntas específicas, a negação falou por ele. Destaco a recusa em confirmar sua presença na reunião com Delgatti na sede do Comando Militar do DF, onde o hacker Delgatti foi convocado para discutir a invasão da urna eletrônica usada nas eleições, conforme relatado por Cid.
A propósito da delação do Cid, estamos em uma fase de silêncio, sem os costumeiros vazamentos, o que não deve significar boa notícia para os delatados. Provas devem estar sendo colhidas.
Outro momento importante foi quando respondeu a contragosto reconhecer os resultados da eleição sem fraude, como tentaram convencer até dias atrás.
Muito acuado, apesar dos dentes sempre à mostra, o velho general termina seus dias praticamente como começou, envolvido com golpes e práticas antidemocráticas, espionagem e mentiras. Um fracassado, aliado do General Frota nos anos 70, também fracassado no seu golpe dentro do golpe, após outro golpe; seguiu carreira nas sombras e quando a luz do sol bateu, revelou-se um monstro rancoroso, bruto e incapaz.
Exatamente o perfil dos demais generais envolvidos até onde sabemos, provavelmente igual aos demais envolvidos que não sabemos, ainda.
Sua triste figura deve agora retornar para as sombras; nada do desastre que foi o governo anterior aconteceu sem a sua anuência ou conhecimento, e, no caso dele, a hipótese de condenação pelo conjunto da obra abrange uns 40 anos, como ele mesmo fez questão de lembrar, e deve ser um recorde mundial, para nossa vergonha.
Quarenta anos de nada, além de ódio, conspiração e incompetência.
Faça uma doação única, se preferir PIX 49071890600
Apoie e divulgue o BLOGdoBDU.com
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente