
A disputa pelo orçamento de 2024 está em pleno andamento, aquele que Haddad prometeu com déficit primário zero. Na verdade, pode ir até 0,5% do PIB, mas a retórica gira em torno do zero e não de sua margem, o que muda significativamente o teor das discussões.
Vamos nos ater ao ideal: déficit zero.
De acordo com o que está previsto na nova âncora fiscal, o orçamento não propõe mais ajustes segurando despesas, mas inova ao focar na arrecadação. E aí o desafio se apresenta, porque de quem e onde será arrecadado?
As cartas estão na mesa e dispensam comentários. A arrecadação será direcionada àqueles que não pagam, mas deveriam estar pagando. Ponto.
Mesmo os críticos não se opõem frontalmente à ideia de incluir quem não paga e deveria pagar, agindo de maneira dissimulada, afirmando que a previsão de Haddad é otimista demais, pois não conseguirá arrecadar os valores pretendidos. Isso é uma maneira de dizer que aqueles que não pagam devem continuar não pagando.
Outra consequência do pessimismo, talvez a mais prejudicial, é que essas previsões afetam o planejamento de muitas pessoas, empresas e empresários, gerando dúvidas legítimas ou infundadas no processo de análise de cenários futuros.
Isso não acontece por acaso.
Enquanto a expectativa de uma lenta queda nas taxas de juros astronômicas do Banco Central fascista permitiria uma previsão mais precisa, esses agentes do caos promovem dúvidas na direção oposta, perturbando o cenário mais otimista para atrapalhar os investimentos e prejudicar a economia.
Reforço que isso não acontece por acaso.
Outra modificação crucial, que todos parecem ignorar – e sabem muito bem das consequências – será a troca do comando do Banco Central no próximo ano, quando terminar o mandato do atual presidente indicado pelo fascismo e iniciar uma nova e decisiva etapa com um indicado pelo atual governo.
Portanto, o orçamento do próximo ano tem todas as condições para ser executado conforme previsto, com margem de segurança suficiente para permitir um planejamento seguro dos cenários, incluindo PIB, câmbio e inflação. O resto é mais do mesmo. Esqueçam e concentrem-se nos resultados.
Faça uma doação única, se preferir PIX 49071890600
Apoie e divulgue o BLOGdoBADU.com
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente