
O príncipe saudita repetiu o mantra lulista de que a guerra a ser travada neste mundo é contra a pobreza e a favor do desenvolvimento do próprio país.
Essa história, tantas vezes repetida, remonta ao encontro com o ex-presidente Bush, quando este convidou o Brasil a apoiar e auxiliar na guerra contra o Iraque, alegando que o Iraque acumulava estoques de armas de destruição em massa e representava uma ameaça ao mundo civilizado. Foi nessa ocasião que Lula respondeu que a única guerra que interessava ao Brasil era a guerra contra a pobreza.
No recente encontro do G20, que terminou no último domingo, o príncipe saudita repetiu essa frase, agora no contexto das pressões para isolar a Rússia e apoiar a OTAN na Ucrânia. Recém-admitido nos BRICS e formando parcerias com a Rússia para reduzir a produção de petróleo – o que causou aumentos nos preços, levando o preço do barril a US$ 90 – a Arábia Saudita desempenha um papel importante nesse jogo de interesses e fortalece o mundo multipolar, o que beneficia muito, mas prejudica os planos imperiais.
Com a produção diária mundial de petróleo com um déficit de 2 milhões de barris por dia, a decisão do corte conjunto entre a Rússia e a Arábia Saudita abalou os mercados e, acredito, está preparando o cenário para o inverno europeu, quando o consumo de gás aumenta nos aquecedores domésticos e leva os preços às alturas. Veremos como isso se desenrolará este ano; a Espanha voltou a consumir gás russo, abandonando o gás importado dos Estados Unidos, que é muito mais caro.
E parece que quem pode se beneficiar nessa situação é a Venezuela. Os Estados Unidos estão cada vez mais ansiosos para suspender as sanções ao país, enquanto aparentam aceitar mudanças que, na prática, mantêm tudo como sempre foi na nação latino-americana. Os venezuelanos tem têm suas razões para isso, é importante destacar e, em algum momento, vamos tratar o assunto.
Parece que o petróleo tem o poder de curar os pecados e, na sua escassez, pode fazer verdadeiros milagres.
Faça uma doação única, PIX 49071890600
Apoie e divulgue o BlogdoBadu
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente