
Pela primeira vez, assumindo a Presidência do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, o Brasil, com Lula, inicia sua viagem à Índia hoje.
Na agenda, destacam-se o combate à fome e desigualdade, mudanças na governança mundial – ONU – e a agenda ambiental ligada ao pleno desenvolvimento humano. Enfrentamos enormes desafios em um mundo cada vez mais dividido.
Propor o combate à fome e dar prioridade ao meio ambiente parecem ser propostas amplas e passíveis de apoio global. Na realidade, os governos muitas vezes agem de forma oposta à retórica desses encontros, e o desafio é encontrar maneiras eficazes de combater esses problemas.
Parece que reuniões desse tipo começam a perder sentido. Lula foi um dos principais presidentes a expandir o G7, mas agora até o G20 mostra sinais de desgaste e a necessidade de renovação ou expansão.
O presidente chinês não estará presente, devido a disputas de fronteira com a Índia, e Putin também está ausente devido à guerra.
Sánchez, da Espanha, testou positivo para a COVID-19 e também não participará.
O encontro também serve para reafirmar o novo poder emergente da Índia, e há evidências de algum desconforto por parte da China.
O Brasil navega habilmente por essas áreas minadas, o que é uma tradição de nossa diplomacia, exceto pelo desastre dos últimos anos. Além do histórico nacional, o carisma do nosso Presidente e sua visão corajosa de um mundo multipolar também desempenham um papel importante.
À medida que as divisões no mundo atual se aprofundam, os fóruns de representação comum estão se esvaziando. A Presidência do G20 enfrenta um desafio significativo para o próximo ano. O Brasil certamente fará esforços no sentido do diálogo e acordos de interesse comum. Resolver todos os problemas é pouco provável, mas a maior tarefa pode ser evitar que os problemas se agravem em um ano tão desafiador pela frente.
“No G20, Lula, Biden e Modi vão lançar aliança global do etanol
Eles rejeitam o epíteto de “Opep do etanol” porque a intenção, dizem, não é controlar preço, mas induzir a descarbonização do mercado de combustíveis com a criação de uma “commodity sustentável”.” ( Valor)
Faça uma doação única, se preferir PIX 49071890600.
Apoie e divulgue o BLOGdoBadu
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente
Uma resposta para “E o G20?”
Adorei sua análise!
CurtirCurtido por 1 pessoa